Luanda – O potencial diamantífero angolano e as oportunidades de negócio que Angola dispõe estão entre os destaques da participação do país na 3ª Conferência Internacional de Diamantes, que decorre desde terça-feira até esta quarta-feira, na cidade de Antuérpia, na Bélgica.
No evento, denominado "FACETS-2024", Angola está representada por uma delegação chefiada pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje.
Entre as empresas presentes destaca-se a Endiama, Sodiam, sociedade mineira do Luele, do Chitotolo e sociedade mineira de Catoca.
Durante o evento, a sociedade mineira de Catoca vai partilhar as suas experiências, com o lema "Firmes e fortes, rumo a um futuro brilhante", no quadro do seu modelo de transparência e governança em Angola.
A conferência visa discutir entre vários assuntos como "O estado actual da indústria extrativa", "Desafios", "A evolução das práticas mineiras", "A adaptabilidade dos comerciantes intermédios" e "A sustentabilidade e transparência".
A conferência conta com a participação de mais 350 delegados.
A cidade económica de Antuérpia constitui o destino de 80 por cento dos diamantes brutos produzidos em todo mundo há mais de 577 anos e os de Angola também fazem parte desta cadeia de valores. SJ/QCB