Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola apresenta Plano de Desenvolvimento Industrial na UNIDO 

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 21 Novembro de 2022 | 16h59
Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa de reunião em Viena
Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa de reunião em Viena
Cedida

Luanda - O Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola, denominado PDIA 2025, será renovado para o quinquénio 2023-2027, com vista ao contínuo fomento do desenvolvimento da indústria transformadora nacional, anunciou esta segunda-feira, em Viena (Áustria), o titular da pasta da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.  

Ao discursar na 50ª sessão do Conselho da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), que decorre de 21 a 23 deste ano, em Áustria, Victor Fernandes considerou o PDIA 2025 um instrumento que sistematiza as orientações de políticas públicas, tendo em conta a diversificação da economia.  

Segundo o ministro da Indústria e Comércio, este plano reflecte, igualmente, os compromissos e prioridades do país no contexto internacional, continental e regional.   

Entre os objectivos, destacou que o PDIA assenta numa visão de médio e longo prazo para a indústria de Angola, que passa pela transformação estrutural do sector, baseada num desenvolvimento progressivamente mais integrado das cadeias produtivas.  

Lembrou que está em curso a negociação dos termos de referência para a Dinamização dos Parques Industriais Rurais com o PNUD por força de uma linha de financiamento obtida através do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).  

O documento já apresentado ao público, em 2021, está orçado em 120 milhões de dólares norte-americanos, sendo 66% para despesas de investimento público e 34% afectos a despesas de apoio ao desenvolvimento, no quadro da atracção de investidores privados e aumento da produção nacional.

A par do PDIA, o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, referiu que Angola tem traçado e materializado políticas com vista a reforçar o papel do sector industrial virado à auto-suficiência e segurança alimentar, exemplificando a implementação do Planagrão, que visa o aumento da produção, transformação e aprovisionamento do trigo, arroz, milho e da soja no país.

Com este programa, sublinhou que se espera, a médio prazo, a diminuição das importações, assim como alavancar da exportação destes produtos quer para região Austral de África, quer para outras regiões do globo.  

Os participantes da 50ª sessão do Conselho da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial estão a rever os aspectos sobre o impacto de desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável.  

Durante os três dias, os ministros vão apresentar documentos sobre o alcance das metas da indústria, bem como as estratégias para a integração de acções do empoderamento do género, sobretudo no meio rural.  

A UNIDO é a agência especializada das Nações Unidas vocacionada para promover e acelerar o desenvolvimento industrial, económico e sustentável, apoiando os países a se industrializarem.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+