Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola apresenta pauta aduaneira à ZCLCA em Janeiro de 2022

     Economia              
  • Luanda • Terça, 16 Novembro de 2021 | 14h34
Turquia doa produtos alimentares a Cruz Vermelha
Turquia doa produtos alimentares a Cruz Vermelha
Alberto Julião

Durban (Dos enviados especiais) – O Secretário de Estado do Comércio, Amadeu Leitão Nunes, informou segunda-feira, em Durban, África do Sul, que Angola prevê apresentar, entre Dezembro próximo e Janeiro de 2022, a sua pauta aduaneira “ sem barreira” para a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

O responsável deu essa novidade após a inauguração do espaço de Angola na Feira Comercial Intra-Africana (IAFT2021), que decorre até 21 deste mês na referida cidade da província de kwaZulu-Natal, sublinhando que Angola já apresentou o seu desmembramento pautal a nível da região SADC.

“Estamos totalmente engajados e acreditamos que a integração a nível regional e continental é fundamental para sairmos também da crise económica actual”, disse o secretário de Estado do Comércio, realçando que o comércio intra-africano é fundamental e que o país está agora a preparar-se para dispor o documento à ZCLCA.

Angola já ratificou o acordo desta Zona, em vigorar desde 1 de Janeiro de 2021, e conforme o secretário de Estado, dos 54 países de África apenas 39 ratificaram-no.

Amadeu Leitão explicou que o tarifário pautal de Angola ainda não foi submetido ao Secretariado Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana porque falta debater o assunto com os operadores económicos e associações empresariais, e assim o processo avançou rapidamente.

Quanto à participação de Angola na IAFT2021 (Feira de Comércio Intra-Africano), disse que o objectivo é atrair investimentos e investidores para o país, tendo-se em conta que “uma perspectiva relacionada com o desenvolvimento de Angola é justamente a diversificação da economia”.

Angola participa na IAFT2021 com uma delegação composta por 30 instituições entre entidades públicas e privadas. No conjunto, os seus stands ocupam uma área de 638 metros quadrados, acolhendo a Sonangol, Opaia, BAI, Catoca, Refriango, ZEE, Kubinga, Gulkis, Steel Door, Food Care, Sino-Ord e JPNM.

O pavilhão de Angola, conta ainda com a Alltrans, Federação de Mulher Empreendedora de Angola (FMEA), Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA) e o da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

A Feira Comercial Intra-africana

O evento, que se realiza em Durban, província de KwaZulu-Natal, é uma iniciativa do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbak), em colaboração com a União Africana e o Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AFCFTA).

As projecções indicam negócios e investimentos avaliados em 40 mil milhões de dólares, contra os USD 32 mil milhões da primeira edição (2018). Para este ano, espera-se pela movimentação de dez mil pessoas de 55 países, enquanto em 2018 registou-se 2 500 participantes de 45 países.

Em relação ao numero de expositores, a II edição da Feira Comercial Intra-africana (IATF 2021) prevê acolher 1 100, mais 100 que em 2018.

A exposição destina-se aos sectores da agricultura, agro-pecuária, automóvel, vestuário e têxteis, construção e infra-estruturas, bens e serviços, indústrias criativas, entretenimento, educação, energia e potência, engenharia, finanças, saúde e farmacêutico, TIC, inovação, logística, produção, exploração mineira, normas e Startups.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+