Luanda - A Federação das Câmaras Bilaterais de Comércio e Indústria de Angola (FCBCIA) apresentou, esta terça-feira, as oportunidades de investimento e colaboração no sector do agro-negócio, durante a 11ª edição da Expo PYME 2024, realizada em La Corunha (Galiza), Espanha, informa uma nota da embaixada angolana neste país europeu.
Durante a feira empresarial da Comunidade Autónoma de Galiza, a FCBCIA destacou a importância do agro-negócio e identificou as oportunidades que Angola oferece neste sector estratégico para a diversificação da sua económica, sublinhado a sustentabilidade e o respeito pelos recursos naturais como pilares do plano estratégico do agro-negócio no país.
Realçou igualmente o esforço conjunto entre o Governo de Angola, o sector privado e várias organizações internacionais para revitalização do sector agrícola, nomeadamente, os investimentos em infra-estruturas rurais, os programas de capacitação para agricultores e a introdução de tecnologias inovadoras.
O documento da Missão Diplomática indica que a federação das câmaras se fez representar nesta maior feira de comércio exterior da região pelo consultor internacional, Omar Castellá, e as conselheiras responsáveis dos sectores Económico e Comercial da embaixada, Emília Almeida e Paula Francineth Lisboa, respectivamente.
Paralelamente, foi reafirmado o compromisso de Angola com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social, alinhando-se com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Por outro lado, a FCBCIA deu a conhecer a estruturação dos seus objectivos em três pilares fundamentais, nomeadamente, “Promoção de parcerias comerciais”, “Desenvolvimento industrial e produtivo” e “Promoção da sustentabilidade e responsabilidade social”.
Realizada anualmente na cidade de Corunha, a Expo Pyme 2024 é um espaço abrangente que visa promover produtos galegos e fortalecer o empreendedorismo, que proporciona áreas de networking empresarial, promovendo o desenvolvimento e a competitividade.
O evento contou com a presença de autoridades regionais e locais, empresários e representantes da Plataforma Diplomática de Países Africanos interessados em promover relações comerciais e de investimento em Angola. VC