Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola aposta no reforço da cooperação económica na CPLP

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 11 Maio de 2023 | 18h39
Zona Económica Especial Luanda-Bengo (Foto ilustração)
Zona Económica Especial Luanda-Bengo (Foto ilustração)
Divulgação

Luanda - A embaixadora de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial, destacou está quinta-feira, em Windhoek, o pilar económico, a valorização das potencialidades e oportunidades dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como a principal agenda de Angola, enquanto presidente desta comunidade.

O foco de Angola na CPLP é aumentar os mecanismos de cooperação entre entidades nacionais, públicas e privadas com responsabilidades na promoção de investimentos e parcerias empresariais na comunidade.

Falando na cerimónia, em alusão às jornadas do 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, realizada na Namíbia, a diplomata considerou importante a melhoria do ambiente de negócios nos países da comunidade, no quadro da promoção do comércio e do investimento mútuo.  

De acordo com a embaixadora, Angola vem implementando estas estratégias de forma a contribuir cada vez mais para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas.

Na ocasião, o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Namíbia, Djaffar Moussa Elkhadum, considerou o português como uma língua de trabalho de grande importância no mundo.

Por sua vez, a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, Sevelina Ashipala, afirmou que a língua portuguesa está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento dos países da África Austral.

Para esta dirigente namibiana, o seu país tem interesse em reforçar a cooperar com os países da CPLP, na qualidade de um Estado com estatuto de observador associado a esta comunidade.

Sevelina Ashipala adiantou que mais de cem mil pessoas na Namíbia falam português, sendo uma das línguas de opção nas escolas desse país que divide fronteira com Angola.

Participaram do acto comemorativo, que decorreu na capital da Namíbia (Windhoek), altas figuras do Governo namibiano e do corpo diplomático acreditado na Namíbia.

O 5 de Maio foi instituído pela UNESCO em 2019 como o Dia Mundial da Língua Portuguesa e consagrada como a quarta língua mais falada no mundo.

A CPLP é uma comunidade dispersa em quatro continentes, ocupando 7,2 por cento da  do planeta terra, com um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 2,3 trilhões de dólares.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta por nove países, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, em nome de Angola assumiu a presidência, rotativa, da CPLP, em Junho de 2021, durante a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da comunidade, em Luanda, que decorreu sob o tema "Construir e Fortalecer um Futuro Comum e Sustentável".OPF/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+