Angola aposta na indústria mineira para atrair investimentos

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 24 Abril De 2024    15h14  
Lavaria da mina de Chitotolo
Lavaria da mina de Chitotolo
Cedida

Luanda – Angola aposta na transformação da indústria mineira e na transição energética para atrair investimento estrangeiro, impulsionando o crescimento económico e a transferência de tecnologia.

A afirmação é do consultor do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Mankenda Ambróise, que falava, esta quarta-feira, na abertura da 3ª Conferência Empresarial & Exposição Mineira (CEEM 2024).

Segundo o consultor, considerando os passos dados pelo ministério, nos últimos anos, conseguiu-se a mobilização e atracção de potenciais investidores como “Rio Tinto, De Beers, Anglo American e Ivanhoe Mines”.

Referiu-se a necessidade de adopção de tecnologias inovadoras com potencial de aumentar a eficiência, reduzir os custos operacionais e melhorar a segurança no sector.

Uma vez adoptadas, adiantou, pode-se melhorar a produtividade das operações mineiras e tornar esse ramo mais competitivo globalmente.

Disse que a crescente preocupação com questões ambientais tem levado a indústria mineira a seguir práticas mais sustentáveis, visando reduzir os impactos negativos da actividade mineira no ambiente.

De acordo com Mankenda Ambróise, o processo inclui a implementação de tecnologias mais limpas, a gestão responsável dos resíduos e a mitigação dos impactos sobre os ecossistemas locais.

 “A sustentabilidade é o pilar dessa transformação, garantindo que as acções desencadeadas estejam alinhadas com as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras”, frisou, acrescentando que a indústria mineira está cada vez mais focada na sustentabilidade ambiental e na responsabilidade social corporativa.

Por seu turno, o director da Bumbar Mining, organizadora do evento, Sebastião Panzo, realçou a importância do fórum, na medida em que propicia a discussão regular de aspectos importantes para a indústria mineira, especialmente para as empresas.

Com termo previsto para quinta-feira, a conferência de corre sob o lema “Inovação e sustentabilidade: Rumo à transformação da indústria mineira", em formato de mesa redonda e apresentações individuais centradas num tema e conta com diversos intervenientes.

O encontro visa promover a reflexão e debate sobre a relevância da sustentabilidade no ramo, bem como o uso consciente dos recursos naturais, procurando o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a preservação ambiental.

Tem igualmente como objectivo a troca de experiências sobre as melhores práticas e tendências inovadoras para a transformação da indústria mineira num sector mais sustentável e responsável é igualmente. HM/VC

 

 





+