Lubango – A cidade do Lubango, província da Huíla, acolhe a partir desta terça-feira (6), a Reunião Anual do Subcomité Jurídico dos Bancos Centrais dos Países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Segundo uma nota proveniente do Banco Nacional de Angola (BNA) a que a ANGOP teve hoje, segunda-feira, acesso, no Lubango, o encontro com a duração de dois dias juntará altos funcionários, peritos e juristas dos bancos centrais dos países que integram a SADC.
Segundo a mesma nota, o evento tem como principal objectivo promover a partilha de experiências em matérias de governação corporativa, sistemas de pagamentos e demais assuntos jurídicos de interesse comum, tendo em vista a harmonização da legislação dos sistemas financeiros na região subsariana.
Indica ainda que o evento é fruto do estrito cumprimento do Plano Nacional Estratégico PNE/2023-2026, aprovado no encontro do Comité dos governadores dos bancos Centrais da SACD, em Setembro de 2023, na República da Namíbia.
“Permitirá, igualmente, avaliar a implementação das acções estratégicas definidas para o quadriénio 2023-2026, com realce para a independência dos Bancos Centrais, limitação de mandatos e prestação de contas”, indica o documento.
O evento é organizado de forma rotativa, na sequência das decisões definidas pelo Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCGB). JT/MS