Luanda - A capital angolana acolhe, de 24 a 26 do corrente mês, o 15º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA).
O evento, que contará com mais de 300 participantes, sendo 230 angolanos e 90 provenientes da China e Macau, vai decorrer na Feira Internacional de Luanda (FILDA), com o apoio do Governo angolano, através dos ministérios da Indústria e Comércio e das Relações Exteriores.
De acordo com o presidente da CCIA, Vicente Soares, que falava em conferência de imprensa de lançamento do encontro, o objectivo do evento é verificar oportunidades de negócios com investidores chineses e de países da CPLP.
O responsável reconheceu, por outro lado, o potencial do Brasil e de Portugal, destacando a importância de se encontrar condições para que as empresas de outros países da CPLP possam ter acesso a financiamentos.
"Não apenas assistirmos ao investimento dos países mais desenvolvidos, mas também queremos fazer com que esta relação permita o surgimento de classes empresariais fortes", concluiu.
Angola acolhe, pela terceira vez, o evento anual que acontece, desde 2005, de forma rotativa, nos diversos países da CPLP.
Trata-se de um projecto para a negociação e cooperação entre empresários e enquadra-se no Protocolo de Cooperação entre Organismos de Promoção Comercial, Câmaras de Comércio da China Continental, dos diversos países de língua portuguesa e de Macau, assinado em Outubro de 2003. CPM/ASS