Cape Town (Do Enviado Especial) – "Minerais Críticos para Transição Energética” é o tema que Angola vai apresentar esta terça-feira, 7, na Conferência Internacional Sobre Mineração em África que decorre na cidade sul-africana de Cape Town.
A ser coordenado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, Angola tem, assim, a oportunidade de atrair investidores para o sector mineiro e caminhar firme para “Desbloquear o futuro da Mineração em África”, o tema central da conferência.
O dia de Angola constitui, igualmente, momento impar para o país transmitir a experiência, captar investimentos para alavancar projectos, identificar e estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços, bem como promover o potencial e a aposta do sector mineiro nacional na sustentabilidade e na inclusão feminina.
Doze empresas representam Angola, com destaque para a ENDIAMA, SODIAM, AJ SILVA, Sociedades Mineiras de Catoca, Chitotolo, Yetwene, Furi e Kaixepa, Geosondas, Minbos Resources, Ozango Minerals Hipermáquinas e Shinning Star.
O primeiro dia do evento ficou marcado com a visita do ministro Diamantino de Azevedo aos Stands de Angola, ao mesmo tempo que anunciou que Angola está atenta à transição energética que vai permitir a descoberta de mais minerais para gerar desenvolvimento do país.
Ao falar à imprensa angolana após visitar os dois Stands de Angola no Centro de Conferência Internacional de Cape Town, que alberga a feira sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, o governante afirmou que a transição energética vai desvendar mais potenciais minerais angolanos.
Ainda o primeiro dos três dias da feira ficou marcado com uma afluência de vários empresários aos Stands de Angola.
Angola montou dois Stands no Centro de Conferências Internacional de Cape Town, que alberga a 30ª edição desse evento que reúne anualmente vários “players” ligados a mineração no mundo inteiro.
Coube ao ministro dos Recursos Minerais e Energia da África do Sul, Gwede Mantashe, abrir o evento, tendo defendido um maior incremento mineiro para a acelerar a industrialização do continente.
A Conferência Internacional Sobre Mineração em África, conhecida como Mining Indaba, que já vai na sua 30ª edição, é o maior evento africano de investimentos no sector mineiro e este ano decorre sob lema “Desbloquear o futuro da Mineração em África”, reunindo mais de seis mil conferencistas.