Luanda - Catorze milhões e 500 mil de dólares foram investidos, pelo Grupo Anglobal, na instalação de unidades de metalomecânica e galvanização de metais, umas das quais inaugurada hoje na Zona Especial Económica Luanda/Bengo (ZEE).
A unidade industrial de galvanização de aço a quente, denominada “Galvostahl”, é a primeira em Angola e vai trabalhar no revestimento de peças em ferro ou aço com zinco, um metal nobre contra o processo de corrosão.
O investimento, compartilhado com uma instituição bancária de Angola, permitirá a inauguração, no segundo semestre do corrente ano, da unidade industrial de metalomecânica, que vai dar suporte a "Galvostahl", contribuindo na redução de custos com importação, que acarretam custos para o país.
Segundo o presidente do Conselho Administrativo do Grupo, Victor Lima, as unidades têm uma capacidade instalada de 300 toneladas/ano, que pode aumentar para até 900 toneladas/ano, dependendo da necessidade do mercado.
Esta iniciativa, disse, vai aumentar a capacidade de resposta, proporcionar autonomia na construção de torres de telecomunicações, transporte de energia de alta, média e baixa tensão, postos de iluminação, bem como no ramo da construção civil.
Victor Lima referiu que esta aposta demonstra a crença na capacidade local e vai contribuir para a redução das necessidades de importação deste tipo de materiais, com impacto directo nas necessidades de pagamentos em moedas estrangeiras.
Explicou que existem empresas no país, que enviavam o seu aço para ser galvanizado fora do país, mas com estas fábricas o objectivo é fazer tudo a nível local.
O empresário disse que o investimento criou 161 postos de trabalho, numa primeira fase, em grande parte, funcionários que transitaram da gestão anterior, havendo planos para no futuro aumentar, contribuindo no desenvolvimento socio-económico das diferentes zonas de África, onde o grupo opera.
Sobre a Anglobal
É uma empresa de referência em Angola, fundada em 2003, que apresenta soluções de engenharia, com foco nas indústrias de telecomunicações e energia.
A Anglobal é também especializada na construção e instalação de sites de telecomunicações, na instalação e comissionamento dos equipamentos da rede, sistema de energia, instalação de fibra óptica e na operação e manutenção de rede e infra-estruturas.