Huambo – A província do Huambo busca auto-sufuciência em aves e ovos, com a criação, em Fevereiro próximo, de um consórcio nacional de frango, revelou hoje, nesta cidade, a sua representante junto da Associação Nacional de Avicultores (ANAVE), Agripina Mateus.
Em declarações à Angop, a empresária disse que a iniciativa, alinhada às estratégias do Governo, está voltada para a redução da importação de bens alimentares que podem ser produzidos em Angola.
Afirmou que a província do Huambo tem o controlo de perto de 35 avicultores, muitos dos quais com escassez de matéria-prima e de ração de qualidade recomendável para o aumeno dos níveis de produção.
Sinalizou que a criação do consócio ajudará a suprir algumas dessas dificuldades que os criadores enfrentam diariamente, já que muitos criam frango de corte e poedeiras com necessidades diversificadas.
Acrescentou que a iniciativa visa promover a união e ajudar os produtores a melhorar a cadeia produtiva, sobretudo, na província do Huambo.
A empresária disse possuir, na comuna da Calima, município do Huambo, um aviário com capacidade para produzir 20 mil ovos/dia, numa área de 900 hectares, com cinco pavilhões (quatro de postura poedeira e um de criação) para 32 mil aves.
O projecto, iniciado em 2014 com um financiamento do Angola Investe, emprega 46 trabalhadores, que cuidam de 26 mil galinhas, com uma produção média de 20 mil ovos por dia. JSV/ALH