Luena – O projecto avícola "Rongue", instalado no Luena, província do Moxico, baixou a produção e o abastecimento de ovos na Região Leste, devido às altas temperaturas sentidas nesta circunscrição, que condicionam o processo produtivo.
Em declarações à ANGOP, esta segunda-feira, o gestor da empresa, Rong Zhou, de nacionalidade chinesa, fez saber que nos últimos meses a produção baixou de 21 mil para seis mil e 120 ovos/dia.
Salientou que com as altas temperaturas, as galinhas não se alimentam com regularidade, o que tem contribuído na redução da produção e no abastecimento deste produto, principalmente, nas províncias da Lunda – Sul e Lunda – Norte, onde são enviadas 50 caixas, contra as anteriores 100, semanalmente.
Face a essa carência, nos últimos três meses, a lâmina do ovo, na cidade do Luena, passou de três mil e 500 para cinco mil kwanzas, nos diferentes estabelecimentos comerciais.
O projecto, assegurado por 20 jovens angolanos, foi concebido em 2019, tem capacidade para aglomerar 40 mil aves, sendo que actualmente possui 25 mil galinhas.
Orçado em um milhão de dólares norte-americanos, o referido projecto está instalado numa área de 600 metros quadrados, a oeste da cidade do Luena, no bairro Calujinji, e contempla aviário, uma moageira industrial para produzir quatro toneladas de ração por dia. MT/TC/HD