Alívio Económico disponibiliza mais de Akz 900 milhões em Malanje

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 04 Março De 2021    20h50  

Malanje - Novecentos e 63 milhões 672 mil kwanzas foram disponibilizados pelo Governo, no quadro do Programa de Alívio Económico, para aopiar 6 operadores de Comércio e Distribuição de Malanje.

As medidas de alívio económico visam mitigar o impacto da covid-19 sobre as empresas e particulares e conta com a linha de financiamento do BDA (Banco de Desenvolvimento de Angola), porquanto, o montante em causa é referente aos meses de Agosto de 2020  e Fevereiro deste ano, visando operacionalizar a compra e escoamento de produtos agrícolas.

A informação foi avançada hoje (quinta-feira), pelo director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, José Domingos, referindo que os operadores estão a revitalizar o comércio rural, que até então era dominado por pequenas comerciantes (Quitandeiras) que permutavam bens como sabão, óleo e sal por produtos agrícolas.

Com isso, acrescentou José Domingos, os produtores têm sido estimulados a aumentar a produção, uma vez que os riscos de deterioração da produção são diminutos, tendo em conta os prévios acordos de venda futura, estabelecidos com os Operadores de Comércio e Distribuição (OCD´s).

Ainda no domínio do alívio económico, informou que duas cooperativas de camponeses receberam, igualmente, financiamento para eforçarem as suas actividades, enquanto outras 16 aguardam por validação dos respectivos processos para disponibilização das verbas, que varia de 5 a 50 milhões por cooperativa.

No domínio do PRODESI (Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações), o o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado esclareceu que apenas a Fazenda Lucky Man foi financiada, até ao momento, na província, com mil milhão 950 milhões de kwanzas.

Refere-se que, em 2020, o governo provincial criou o Comité de Crédito, órgão que visa eliminar as barreiras burocráticas no acesso ao crédito por parte dos produtores.

O Comité de Crédito, coordenado pelo governador provincial, Norberto dos Santos, integra os Gabinetes provinciais de Desenvolvimento Económico Integrado, da Agricultura, o Jurídico do Governo Provincial, IGCA, Justiça, AGT (Administração Geral Tributária) e o INSS (Instituto Nacional de Segurança Social).

 

 

 

Nnnnn nnn





+