Luanda - A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) pretende, através das exportações, ver mais empresas nacionais internacionalizadas, de formas a permitir a comercialização de produtos locais em diferentes mercados.
Ao proceder a abertura da formação de capacitação sobre o Processo de Exportação, o administrador da AIPEX, José Chinjamba, disse que a actividade da sua instituição assenta em dois pilares, nomeadamente a captação de investimentos e a finalidade de promoção da exportação, daí a aposta na formação de empresas e empresários, para o devido efeito.
“Sendo igualmente plano do Governo, aumentar as exportações, urge a necessidade de aprimorar e actualizar conhecimentos sobre como, o quê e quais os mercados ilegíveis para a exportação de determinados produtos”, reforçou.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da Academia Nova Tributária (ANAT), Leitão António, considerou que a actividade de exportação representa-se essencial no processo de desenvolvimento da economia de um país.
O palestrante cubano, Reinier Martinez, que apresentou o tema “Conceitos Fundamentais sobre Exportação”, explicou que a exportação envolve processos ou requisitos importantes como conhecimento do país de destino da mercadoria, procedimentos e interesse daquele mercado pelos bens a exportar.
A informação sobre a legislação e fiscalização, segundo o também professor, são igualmente essenciais no processo de exportação.
A formação de capacitação sobre o Processo de Exportação, promovida pela Academia Nova Aduaneira e Tributária (ANAT), em parceria com a AIPEX, com duração de dois dias, visa capacitar operadores económicos, nacionais e estrangeiros, ligados à área de exportação.
Os participantes estão a debater sobre os conceitos fundamentais de exportação, negociação e análise de documentos e despacho aduaneiros. ML/AC