Luanda - Onze mil milhões de dólares é o montante captado pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), desde 2018, através dos 581 projectos de investimento submetidos à instituição, informou esta terça-feira Presidente do Conselho de Administração (PCA), Lello Francisco.
Dos 581 projectos de investimento submetidos à AIPEX, segundo o gestor, 169 já foram implementados e criaram 12 mil postos de emprego, mas quando se implementar a totalidade de projectos atingir-se-á um máximo de 54 mil empregos.
Lello Francisco, que falava na 9ª edição do fórum de debate Café -CIPRA, adiantou que, dos projectos implementados, 12% são do sector da indústria de transformação alimentar, onde grande parte dos investidores fez a migração de prestadores de serviços para fabricantes.
O PCA da AIPEX disse existir perto de 400 projectos em fase de implementação, o que demonstra uma taxa de crescimento de dois por cento de projectos em execução.
“ A AIPEX presta toda assistência às empresas, facto que reduz os riscos dos investidores no mercado nacional, e apela aos empresários privados a procurarem a agência para obterem a assistência necessária”, recomendou.
A 9ª edição do “Diálogo sem Mediação”, denominado Café-CIPRA abordou o tema "Relançamento da Indústria e o Fomento da Empregabilidade", teve como facilitadores os ministros da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, e da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.
Igualmente fizeram parte dos facilitadores, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Lello João Francisco, e o administrador Executivo da Zona Económica Especial, Adriano Celso Borja. OPF/PPA