Luanda - O administrador Executivo da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Jerónimo Pongolola, disse esta sexta-feira, em Luanda, que a instituição pretende continuar a apoiar os empresários no processo de certificação e exportação para diversificar a oferta de produtos nacionais no mercado internacional.
Falando à imprensa, no final do 1º Workshop de Certificação de Exportação e Negócios de Angola (CENA), referiu que a AIPEX vai partilhar conhecimentos sobre os procedimentos a serem cumpridos para tornar os produtos competitivos no mercado internacional.
Jerónimo Pongolola entende que o processo de certificação de produtos não é algo que se regista numa base de dados, destacando as amplas acções de promoção dos produtos nacionais nos mercados internacionais, desenvolvidas através dos road shows, das feiras e workshops.
“São os principais veículos que estão a ser, nesse momento, utilizados para promover as nossas exportações e as certificações são mais um passo”, disse.
O administrador acrescentou que já se verifica a exportação de produtos no âmbito das frutas tropicais, da indústria de bebidas, cimento e de higiene, limpeza e de materiais descartados.
De acordo com Jerónimo Pongolola, a AIPEX tem estado a fazer a ponte entre os produtores nacionais que já têm alguma capacidade de produção, com o aumento do know-how com os importadores ou possíveis parceiros internacionais.
O workshop de um dia sobre a Certificação de Exportação e Negócios de Angola, organizada pela AIPEX em parceria com a AuthenticPoint, representante oficial da Société Général e de Surveillance (SGS) em Angola, visou promover a partilha de conhecimentos e a troca de experiências sobre os mecanismos de certificação de produtos.
O encontro analisou temas como a importância da segurança alimentar nos processos de certificação e exportação, os benefícios da certificação de produtos e da Marcação CE, a relevância e o papel crítico da metrologia no controlo de qualidade e conformidade, bem como as garantias fornecidas pelas inspecções e desafios da exportação de produtos. HM/ASS