Luanda - A TAAG - Linhas Aéreas de Angola - dará início, a 1 de Fevereiro próximo, os voos regionais de passageiros nas rotas Brazzavile (República do Congo) e Kinshasa (República Democrática do Congo), a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN).
Uma nota da transportadora aérea de bandeira refere que a transição destes serviços marca o arranque da terceira fase do processo de transferência gradual dos voos comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, para o AIAAN, na província de Icolo e Bengo, que inclui as demais ligações domésticas da companhia até então não contempladas.
O documento, chegado este sábado à ANGOP, dá conta da inclusão das ligações domésticas Lubango, Catumbela, Huambo, Cuito (Bié), Menongue (Cubango), Namibe e Ondjiva (Cunene), cujos destinos serão adicionados à programação geral de voos baseados no novo aeroporto.
De acordo com a nota, as conexões regionais irão activar os procedimentos, equipas e serviços relacionados com os voos de tipologia internacional, elevando o grau de conformidade das diversas entidades multi-sectoriais que operam no ecossistema aeroportuário, em alinhamento com as melhores prácticas do sector.
Nesta conformidade, a TAAG reafirma o seu compromisso em estabelecer e consolidar o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto como o “hub” da sua operação e conectividade, bem como mantém a aposta na melhoria do serviço prestado aos cliente.
A operacionalização dos voos domésticos de passageiros a partir do novo aeroporto iniciou a 10 de Novembro de 2024, com a rota Luanda/Cabinda e vice-versa.
Um mês depois, a 10 de Dezembro, deu-se a segunda fase com a transição das rotas Luanda/Saurimo (Lunda-Sul), Luanda/Soyo (Zaire), Luanda/Dundo (Lunda-Norte) e Luanda/Luena (Moxico).
As rotas intercontinentais estão previstas para o final do primeiro trimestre deste ano. ACC/VC