Luanda - A segunda fase da transição gradual de voos comerciais de passageiros da TAAG, a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), arranca esta terça-feira, com as rotas Saurimo, Dundo, Luena, ambas na região leste, e Soyo, no norte.
Prevê-se para a cidade de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, sete frequências semanais, Dundo (Lunda-Norte) quatro, Soyo (Zaire) cinco e para o Luena, capital do Moxico, três voos por semana.
O processo de transferência gradual das operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o novo aeroporto teve início a 10 de Novembro deste ano, com a rota Luanda/Cabinda, devendo, de forma progressiva, concluir-se as demais ligações no primeiro trimestre de 2025.
Na ocasião, foram transportados os primeiros 92 passageiros da capital do país para a província mais ao norte e 99 outros no sentido inverso, em voos de uma aeronave do tipo Boeing 737-700, matrícula D2 TBJ, ao que se seguiram, no mesmo dia, mais três frequências.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o novo aeroporto tem capacidade para mais de 15 milhões de passageiros por ano (cinco no doméstico e 10 no internacional) e de transporte para 130 mil toneladas de mercadoria/ano.
A infra-estrutura contempla duas pistas duplas e está preparada para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
Conta 31 mangas (ramal de acesso às aeronaves), das quais 11 para serviços domésticos e 19 para o internacionais, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem. A zona de check-in conta com seis ilhas para 94 balcões, sendo 32 para o serviço doméstico e 62 para o internacional.
Localizado no distrito urbano de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, 40 quilómetros do centro da cidade de Luanda, o aeroporto tem ainda, entre as diversas áreas de serviço, salas VIP, restauração, lojas, uma clínica, centro de primeiros socorros, elevadores, além de parque de estacionamento para mais de mil e quinhentas viaturas.
Para a fluidez dos passageiros, o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), na zona internacional, possui 36 balcões, sendo 10 para passaporte electrónico, bem como 14 balcões para atender o segmento dos passageiros domésticos. VC