Icolo e Bengo – O primeiro voo comercial de passageiros da TAAG para a cidade do Saurimo, província da Lunda-Sul, foi concretizado esta terça-feira, a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), em Luanda.
A par de Saurimo, com sete frequências por semana, hoje, a companhia aérea angolana efectuou também, a partir do AIAAN, o primeiro voo para a cidade do Soyo, província do Zaire, que saiu de Luanda com 24 passageiros, num percurso de uma hora e 40 minutos.
Para esta quarta-feira (11), a TAAG vai realizar os voos para as cidades do Dundo (Lunda-Norte), com quatro frequências semanas, e Luena (Moxico), dispondo de três frequências.
A entrada em operação dessas rotas enquadra-se na fase de transição gradual de voos domésticos no AIAAN, que iniciou com este serviço a 10 de Novembro último, com o primeiro para a província de Cabinda, actualmente com cinco frequências por dia.
A propósito das novas rotas, iniciadas esta terça-feira, a funcionária pública Maria Beatriz, que viajou para Saurimo, considerou o acto histórico, por embarcar no primeiro voo, a partir do novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Já o estudante universitário Narciso Canguia, que também embarcou para Saurimo, mostrou-se satisfeito pela viagem, tendo em conta as condições consigamos criadas no AIAAN.
De igual modo, a professora Madalena Antónia enalteceu a rapidez do check-in, considendo que a equipa de trabalho está preparada para atender a demanda de passageiros.
Por seu turno, o director de Operações de Terra da TAAG, Élio Soma, referiu que o primeiro voo para a cidade do Soyo saiu com uma ocupação na ordem dos 80 por cento da sua capacidade, enquanto para Saurimo seguiu com 60 passageiros.
Em declarações à imprensa, adiantou que, pós essa segunda fase, que abrange o Leste e a parte Norte do país, o sector está a preparar a terceira fase, prevista para Janeiro de 2025, abrangendo as províncias do Cunene, Bié, Benguela, Namibe e Huila.
O director disse que os passageiros podem aceder aos canais normais de compra dos seus bilhetes, através do “Call Center” , Website e nas lojas físicas da companhia aérea nacional.
Élio Soma apelou aos passageiros a comprarem os bilhetes com antecedência, para evitar os constrangimentos de última hora.
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto), localizado na comuna de Bom Jesus, no município de Icolo e Bengo, a cerca de 40 quilómetros a sudeste do centro da cidade de Luanda, tem a capacidade de 15 milhões de passageiros por ano, numa primeira fase.
A infra-estrutura aeroportuária também tem capacidade para receber um volume de mercadorias de 50 mil toneladas/ano.
O novo aeroporto, dividido em várias estruturas, inclui zonas de voos domésticos e internacionais, terminais, área de controle de tráfego e instalações de apoio, entre outras.
Com uma área de mil e 324 hectares, o aeroporto tem duas pistas, sendo uma a norte, com quatro mil metros, e outra a sul, com três e 800 mil metros. CLAU/QCB