Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

AGT no Soyo arrecada mais de Kz seis mil milhões

     Economia              
  • Zaire • Quarta, 15 Janeiro de 2025 | 13h55
Notas de 1000 e 5000 kwanzas
Notas de 1000 e 5000 kwanzas
Pedro Parente-ANGOP

Soyo - Mais de seis mil milhões de kwanzas foram arrecadados de Janeiro a Dezembro de 2024 pela Repartição Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT) do município do Soyo, província do Zaire, um dobro da receita colectada em 2023.

Os dados foram fornecidos esta quarta-feira à imprensa pelo chefe da Repartição Fiscal do Soyo, Agostinho Hamilton Barros, no final de um encontro de auscultação que esta instituição manteve com os contribuintes locais.

O responsável disse que as empresas de prestação de serviços foram as que mais contribuíram para os cofres do Estado em 2024 ao nível do Soyo, frisando que essa meta positiva só foi possível com a participação e colaboração consciente dos contribuintes.

“A cada ano que passa os contribuintes têm vindo a ganhar a cultura tributária", disse, para quem a melhoria da relação entre a AGT e os contribuintes, ao nível local, será a maior aposta para o ano de 2025.

Entretanto, a fonte reconheceu haver ainda dificuldades de comunicação entre a sua instituição e os clientes, sublinhando que a principal inquietação dos contribuintes tem a ver com o cancelamento de Números de Identificação Fiscal (NIF).

Explicou que existem dois tipos de NIF, singular e colectivo, frisando que para os contribuintes com NIF colectivo, ainda que deixarem de exercer a actividade para a qual foi atribuído, devem apresentar regularmente as declarações no prazo fixado sobre a improdutividade à AGT sob pena de serem multadas.

Participaram no encontro, empresários e empreendedores dos mais variados domínios da actividade económica e de prestação de serviços, que apresentaram as mais variadas inquietações com relação a alegadas anomalias na aplicação de multas, penhora de empresas em caso de incumprimento das obrigações tributárias e no pagamento de impostos. PMV/JL

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+