Segunda Região Tributária arrecada mais de quatro mil milhões de kwanzas

     Economia              
  • Uige • Quinta, 01 Agosto de 2024 | 09h07
Notas de kwanzas
Notas de kwanzas
Pedro Parente-ANGOP

Uíge – Quatro mil milhões e 16 milhões de kwanzas é o montante arrecadado em impostos, no primeiro semestre deste ano, pela 2ª Região Tributária, que compreende as províncias do Uíge, Cuanza-Norte e Malanje.

Em relação ao mesmo período do ano anterior (2023), a instituição arrecadou mais mil milhões e 931 milhões de kwanzas.

Em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, o director Regional Norte da Administração Geral Tributária (AGT), Ivo Jamba, disse que a receita arrecadada é resultante do pagamento de impostos sobre rendimentos, património, direitos aduaneiros e outras despesas.

Explicou que para este ano, a instituição prevê arrecadar Kz 19 mil milhões de receita líquida, mas esta meta poderá não ser alcançada, por causa da fraca adesão dos contribuintes ao pagamento voluntário dos impostos. 

“Temos um objectivo na perspectiva da receita líquida em arrecadar mais de 19 mil milhões de kwanzas, mas em termos de efectivação até ao final do mês de Junho conseguimos arrecadar somente quatro mil milhões de kwanzas”, precisou.

Em relação à província do Uíge, Ivo Jamba disse que durante o período foram arrecadados 663 milhões e 295 mil kwanzas, contra os Kz 440 milhões 749 mil.

Apontou a não utilização do portal dos Serviços e do Municípe como factores que contribuíram para a redução da arrecadação de receitas na região durante os primeiros seis meses deste ano. NM/PBC

 





+