Luanda – A Administração Geral Tributaria (AGT) alargou, para 31 de Março, o prazo para a submissão electrónica dos mapas de remunerações dos impostos de rendimento de trabalho (IRT), o industrial e retenção na fonte, referente ao mês de Janeiro, devido às falhas verificadas no Portal do Contribuinte.
Em comunicado a que a ANGOP teve acesso, a AGT refere que as falhas verificadas no sistema resultam dos novos desenvolvimentos tecnológicos que estão a ser feitos na plataforma electrónica.
No quadro da prorrogação do prazo, os contribuintes estão isentos de qualquer acréscimos legal, como juros e multas.
“Com o objectivo de confirmar com celeridade e eficácia a situação fiscal do contribuinte, recomendamos aos que tenham entregue o mapa de retenção na fonte do imposto industrial, pela via física, na Repartição Fiscal de domicílio, a submissão no Portal do Contribuinte no prazo acima indicado, devendo para o efeito, reconciliar a nota de liquidação gerada pelo Portal com a nota de liquidação paga”, lê-se no documento.
No quadro do processo de modernização dos sistemas informáticos, a AGT diz que continua a trabalhar para tornar as tramitações dos contribuintes mais simples, rápidas e eficaz.
Actualmente, grande parte dos contribuintes já pagam as suas obrigações fiscais por via do Portal do Contribuinte, reduzindo assim as enchentes antes verificadas nas repartições fiscais.