Talatona - Uma nova linha de fabricação de máquinas industriais e tractores agrícolas foi lançada esta sexta-feira, no município do Talatona, em Luanda, pela empresa AGRO-CERESPEC, no quadro do seu contributo à diversificação da economia do país.
De origem turca, a nova linha resulta de um investimento, numa primeira fase, de cinco milhões de dólares, declarou à imprensa o seu director comercial, Francisco Kinjango.
Explicou que o acto simboliza a entrada da empresa no mercado nacional, com destaque para o sector agrícola e soluções para diversificação da economia de Angola com máquinas de pequeno e médio porte, que serão testadas nos próximos dias na província do Cuanza-Norte.
Salientou que a empresa conta com uma capacidade instalada de produção e montagem de 120 tractores por mês, dispondo de cerca de 30 equipamentos para aquisição e entrega imediata.
Informou que a empresa tem já cooperativas cadastradas para compra dos materiais com ajuda do Fundo de Garantia, BDA e financiamento bancário.
O administrador municipal de Talatona, José de Oliveira Bastos, considerou a iniciativa como uma resposta ao apelo do Presidente da República, João Lourenço, aquando da sua última visita à Turquia.
No seu entender, essa linha vai ajudar na diversificação da economia, pelo que constituiu uma oportunidade aos empresários para desenvolver e crescer a nível da agricultura.
Por sua vez, a directora Comercial do Fundo de Garantia de Crédito, Márcia José, disse terem uma carteira global de 860 garantias concedidas a sectores primários como agricultura, pecuária, pescas, transformação, logística e turismo, com destaque para as províncias de Luanda, Benguela, Lubango e Cuanza-Sul.
Com 100 postos de empregos directos gerados, AGRO-CERESPEC está vocacionada para produção agrícola e fornecimento de equipamentos agroindustriais. SJ/ART