Agridamba investe Kz quatro mil milhões na agro-pecuária

     Economia           
  • Malanje     Sábado, 06 Março De 2021    18h07  
Director-geral do Serviço Penitenciário, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel
Director-geral do Serviço Penitenciário, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel
Angop

Malanje - Quatro mil milhões de kwanzas é o valor que o projecto Agridamba investe no fomento da agricultura e pecuária, no Estabelecimento Prisional da Damba, município de Mucari (Malanje).

A informação foi prestada sábado, pelo director-geral do projecto, António Alberto, durante a visita do director-geral do Serviço Penitenciário de Angola, Bernardo do Amaral Gourgel, ao referido estabelecimento.

Fez saber que parte do valor foi empregue, numa primeira fase, na compra de equipamentos, com destaque para silos e sistemas de irrigação, a par da aquisição de animais, desmatação de mil e 500 hectares, entre outras tarefas que concorrem para o desenvolvimento da agro-pecuária.

Do total de área disponível, mil e 50 hectares destinam-se à pecuária, que conta nesta altura com 570 cabeças de gado bovino, 285 caprinos e 24 ovinos, e o restante é destinado a produção agrícola.

Destacou, entre outras, a plantação de 12 hectares de milho, seis de feijão, cinco de mandioca, para além de repolho, pepino e batata-doce.

Anunciou, para segunda fase, que começa a ser implementada ainda este ano, a construção de uma fábrica de ração, um matadouro e o alargamento da área de cultivo, rumo à auto-suficiência alimentar da unidade e venda da produção excedente.

Lançado em 2018, o projecto Agridamba, da responsabilidade da Caixa de Previdência Social do Ministério do Interior, conta com os reclusos como mão-de-obra reclusa, com financiamento do governo alemão.

O director-geral do Serviço Penitenciário, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, trabalhou durante três (3) dias na província de Malanje, onde radiografou as unidades penitenciárias locais (Comarca de Malanje, Damba e cadeia feminina de Cacuso) e orientou o acto formal de relançamento da produção agrícola em grande escala, nas unidades penitenciárias de seis (6) províncias do país.





+