Lubango – Uma palestra subordinada ao tema “Importância da Agricultura Familiar para o Desenvolvimento das Comunidades e a Participação das Mulheres Rurais no Cooperativíssimo” marcou, hoje, quarta-feira, no Lubango, a abertura das Jornadas da Mulher Rural que decorrem até 15 deste mês.
O evento foi uma iniciativa da administração municipal do Lubango e abordou, igualmente, a temática ligada ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Mulher da Mulher Rural, com objectivo de incentivar às famílias camponesas, que representam 80 porcento da população angolana, a aderirem à agricultura familiar.
Falando na abertura, a administradora-adjunta para o sector político e social e económico do Lubango, Helga Chaves, sublinhou que uma das principais formas de incentivar a agricultura familiar é através de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento rural e forneçam subsídios às famílias produtoras, para que elas tenham meios de aprimorar seus processos e optimizar a entrega de seus produtos.
Segundo ela, o Executivo está empenhado num programa que venha a apoiar as actividades agrícolas e não agrícolas desenvolvidas por agricultores familiares, disponibilizando linhas de crédito adequadas às necessidades dos agricultores familiares.
Participaram no evento, autoridades governamentais, tradicionais, mulheres jornalistas e rurais.
Durante duas semanas estão previstas a realização de palestras, mesas redondas, visitas as áreas rurais entre várias actividades com a participação das autoridades locais e mulheres que residem em zonas rurais. JT/MS