Lobito - Duzentos milhões de Euros serão investidos em equipamentos e tecnologia de ponta, no Terminal Polivalente (carga geral e contentorizada) do Porto do Lobito, anunciou, esta quarta-feira, o Presidente do Conselho de Administração da Africa Global Logistics, Philippe Zabonne.
Segundo o responsável da AGL, que discursava durante a inauguração do terminal, este investimento vai cobrir o tempo de concessão que é de vinte (20) anos.
"Vamos também investir quatro milhões de Euros para formar o nosso pessoal, que será equivalente a cem horas de trabalho por ano", afirmou.
Philippe Zabonne mostrou-se orgulhoso com o facto de o consórcio ter recebido 720 trabalhadores nacionais.
O responsável referiu que os trabalhadores juntaram-se à "grande família da MCS (Mediterranean Shipping Company), uma das principais companhias de transporte do mundo".
Considerou o Lobito uma porta estratégica para a entrada e saída de mercadorias e, por isso, desejam atingir um movimento de 40 contentores por hora.
"Estamos a planificar, com a ajuda da MCS, abrir serviços directamente da China para o Porto do Lobito", afirmou.
A estratégia da AGL é reduzir, o máximo possível, o tempo de manuseamento de carga e para isso conta com o apoio do Governo angolano.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, afirmou que este evento representa o culminar de uma parceria que vinha sendo estabelecida desde o procedimento do concurso do Terminal Polivalente.
"É com muita felicidade e com o sentimento de dever cumprido que queremos agradecer ao Ministério dos Transportes e aos parceiros da AGL, que tornaram possível o esperado sonho de Porto Senhorio, assinado no dia 11 de Dezembro de 2023", sublinhou.
"Reiteramos a nossa total disponibilidade e apoio para o sucesso desta iniciativa e auguramos muitos êxitos", desejou o PCA.
Terminal Polivalente transferido oficialmente para AGL
A gestão do Terminal Polivalente (carga geral e contentorizada) do Porto do Lobito foi oficialmente transferida, esta quarta-feira, para o consórcio Africa Global Logistics.
O terminal tem uma área total de 241 milhões, 450 mil e 94 metros quadrados e um cais acostavel de mil e 199 metros.
Tem 14.7 metros de profundidade, capacidade para 600 mil toneladas de carga geral e 250 mil contentores ano.
O corte da fita esteve a cargo do Ministro angolano dos Transportes, Ricardo D'Abreu e do Presidente do Conselho de Administração da Africa Global Logistics, Philippe Zabonne.
Durante o acto inaugural foi exibido um video institucional do Porto do Lobito com as suas infra-estruturas, equipamentos e potencialidades no manuseamento de carga e descarga.
Parceiros operacionais, como agentes de navegação, transitários, despachantes, Policia Fiscal, importadores, exportadores, bem como entidades eclesiásticas e políticos, testemunharam a cerimónia.
A Africa Global Logistics tem como missão ser porta estratégica do mercado marítimo nacional e internacional, actuando como elo de intermodalidade logística, através do Corredor do Lobito. TC/CRB