Lobito - Oito meses após o início das operações no país, a operadora de telefonia móvel Africell inaugurou esta sexta-feira, na cidade do Lobito, a sua primeira loja na província de Benguela.
Segundo a coordenadora de lojas na província, Nherika Silva, a operadora garantiu neste empreendimento 16 postos de trabalho directos.
"As próximas lojas serão distribuídas pelos municípios da Catumbela, Benguela, Baía Farta e nas localidades do interior da província, num total de dez, para além de quiosques e vários distribuidores privados", afirmou.
Questionada sobre o diferencial da Africell em relação a outras operadoras, apontou os “preços baixos para todos os bolsos” e a qualidade do serviço de internet, com conectividade mais rápida.
Tranquilizou os utentes, referindo que a Africell vai continuar com a mesma qualidade na prestação de serviços ao longo dos próximos anos.
A rede da Africell em Benguela, tal como em Luanda, possui capacidade de 5G, sendo suportada por equipamento Nokia de última geração.
Benguela é a segunda província coberta pela marca Africell, seguindo-se a província da Huíla, cujo arranque dos serviços terão início no segundo semestre de 2023.
"Estamos entusiasmados com o facto de os utilizadores em Benguela terem agora acesso directo aos serviços da Africell e estamos também ansiosos por transformar a sua experiência de comunicações digitais", afirmou Chris Lundh, director executivo da operadora.
O administrador do Lobito, Mário Calopa Mário, que inagurou a loja, disse ser mais uma oportunidade para os munícipes, no domínio das telecomunicações.
"A Africell está com uma dinâmica muito grande e orgulha-nos o facto da primeira loja na província de Benguela estar instalada no nosso município", realçou.
Afirmou ainda que gostaria de ver os serviços da Africell estendidos também nas comunas do Egipto Paria e da Canjala, para dinamizar a economia e proporcionar mais postos de trabalho directos e indirectos.
Após o lançamento oficial em Luanda, em Abril de 2022, a rede da Africell Angola cobre já uma população de aproximadamente onze milhões de cidadãos, segundo dados da empresa.
A Africell é o único operador de rede móvel de propriedade dos EUA na África subsahariana e opera actualmente em Angola, RD Congo, Serra Leoa e Gâmbia. O governo americano, através da Development Finance Corporation (DFC), é o maior investidor externo da empresa.