Luanda – Os serviços de telecomunicações, com realce para a conectividade de Internet e a actualização da cobertura móvel, na Zona Económica Especial (ZEE) e do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), serão assegurados pelas empresas Africell e SETEC.
Para a concretização desse projecto, as duas empresas assinaram, esta quarta-feira, em Luanda, um acordo que visa optimizar as operações comerciais e de produção industrial modernas nas referidas infra-estruturas.
No âmbito dessa parceria, a operadora de telefonia móvel vai ser a provedora estratégica de serviços de telecomunicações, principalmente para a conectividade de Internet e a actualização da cobertura móvel dentro da ZEE e do AIAAN.
Segundo o administrador do grupo Africell para parcerias, Robert Rollman, o acordo constitui um elemento importante para apoiar os novos investimentos no país, principalmente aqueles que surgem para apoiar a Zona Económica e o Novo Aeroporto.
Explicou que a pretensão é apoiar o crescimento económico de Angola, através da atracção de mais investidores para o processo de desenvolvimento do país.
A fonte considerou a ZEE como um pólo importante para a província de Luanda e para o país, cujos investimentos em infra-estruturas podem trazer resultados essenciais para Angola.
Por seu turno, o director-geral da SETEC, Jorge Pereira, realçou que existe um protocolo previamente estabelecido que vai aumentar a consistência do funcionamento da rede, para que seja mais sólida e consolidada, bem como evitar que as empresas fiquem sem Internet.
Referiu ser um desafio contínuo de melhorar o que existe na ZEE e acompanhar os desafios que as empresas deste complexo enfrentam.
“Existe um total compromisso para que este acordo seja um sucesso em satisfação dos interesses e as necessidades dos clientes. Temos todas as condições para termos um bom desempenho”, assegurou.
Com o acordo assinado, a Africell poderá garantir serviços de telecomunicações consistentes e fiáveis, essenciais para a optimização das operações comerciais e de produção industrial modernas que as empresas almejam.
O objectivo é aumentar a eficiência das empresas que operam dentro da ZEE, levando à maior produtividade e produção nacional.
Sedeada em Londres (Reino Unido), a Africell é uma operadora de rede móvel que, em África, actua na República Democrática do Congo (RDC), na Serra Leoa e na Gâmbia, para além de Angola.
Já a SETEC é a empresa gestora de instalações responsável pela prestação de serviços de electricidade, água, gestão de resíduos e telecomunicações à Zona Económica Especial Luanda-Bengo. HM/QCB