Durban (Dos envolvidos especiais) - Quatro empresas africanas assinaram nesta sexta-feira, em Durban, África do Sul, um acordo de financiamento com o Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), no valor de 1,2 mil milhões de dólares.
Além das quatro empresas, o Afreximbank assinou, também, um Memorando de Entendimento, com a Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD).
Um dos acordos assinados foi com a empresa Eroton Exploration and Production Company Limited (da Nigéria) um negócio na ordem dos USD 750 milhões.
De acordo com o banco, a linha de crédito foi emitida para a Eroton, para financiar a aquisição de 100 por cento das acções em veículos para fins especiais e arrendamento de mineração de petróleo.
O mesmo será para uma linha de crédito com base em reserva garantida, e também para financiar o pré-pagamento de todas as exposições pendentes da Eroton com seu credor existente, uma situação que levou dois anos para se concretizar.
Outra empresa foi a Oakmill Group International que assinou um mecanismo de financiamento de projecto de USD 210 milhões, enquanto o mecanismo de financiamento comercial de USD 100 milhões a favor do Harvest Group of Companies.
(Africa do Sul).
Um outro empréstimo de USD 110,4 milhões foi assinado com a Companhia de Transmissão e Distribuição de Eletricidade do Zimbábwe (ZETDC).
Falando na cerimônia de assinatura, o presidente da Eroton, Onajite Okoloko, disse estarem a trabalhar com o Afreximbank há quase dois anos, e que o acordo vai ajudar a expansão dos serviços.
“Este é um grande dia para nós. E estamos muito animados que esta transacção finalmente esteja chegando ao fim", afirmou Onajite Okoloko.
O membro do Conselho de Administração da Afreximbank, Rene Awambeng, disse que está instituição está activa na liderança de todos os bancos participantes na última década no financiamento de projectos de infraestruturas em toda a África.
Nesta capacidade, o Afreximbank emitirá uma carta de interesse não vinculante para o Oakmill Group International e o Harvesting Group de empresas para fornecer financiamento de projectos em relação à construção proposta e comissionamento de instalações de armazenamento de produtos de petróleo refinado de 300 milhões de litros na Zâmbia.