Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Afreximbank dispõe de USD 40 mil milhões para comércio intra-africano

     Economia              
  • Luanda • Terça, 16 Novembro de 2021 | 17h49
Navios contentorizados no Porto
Navios contentorizados no Porto
Rosário dos Santos

Durban (dos enviados especiais) - O Banco Africano para as Exportações e Importações (Afreximbank) compromete-se em desembolsar 40 mil milhões de dólares para apoiar o comércio intra-africano nos próximos cinco anos.

Com este valor, o Afreximbank duplica os 20 mil milhões de dólares, dos últimos cinco anos, informou o seu presidente do Conselho de Administração, Benedict Oramah, na Feira Comercial Intra-africana, que se iniciou segunda-feira em Durban (África do Sul).

Ao se dirigir a seis presidentes africanos e uma vasta plateia de empresários, no dia da abertura da segunda edição do evento, que decorre até 21 de Novembro, o disse que África está a começar a construir suas próprias instituições, como o caso desse banco.

“Os acordos comerciais têm funcionado em mercados mais maduros porque contam com mecanismos institucionais que apoiam a sua implementação”, destacou.

Além dos 40 mil milhões de dólares, o Afreximbank está a fornecer linhas de confirmação de cartas de crédito para bancos comerciais africanos para apoiar o comércio internacional.

Para o caso de Angola, em específico, o Banco de Fomento de Angola (BFA) tornou-se no primeiro “Trade Finance Intermediate (TFI), ou seja, o primeiro agente/intermediário comercial e financeiro do Afreximbank.

O Afreximbank tem como objectivo integrar 500 bancos com linhas agregadas de mais de 8 mil milhões de dólares americanos. Até ao momento, já integrou quase 480 instituições congéneres, tendo os maiores links de mensagens com bancos africanos.

PAPSS para moedas nacionais

Com a União Africana e o Secretariado da Zona de Livre Comercio Continental Africana (AFCFTA), o Banco criou um “Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação” (PAPSS) para facilitar os pagamentos transfronteiriços em moedas nacionais.

O sistema, que está actualmente em fase piloto na Zona Monetária da África Ocidental (WAMZ, sigla em inglês), fortalecerá as moedas nacionais, integrará a infra-estrutura de pagamento da África e economizará ao continente cerca de cinco (5) mil milhões de dólares em taxas de transferência.

Acima de tudo, de acordo com Benedict Oramah, o sistema vai permitir que retornem a África, grandes volumes de comércio desviados do continente devido a questões monetárias.

Para esta fase piloto, o Afreximbank está a apoiar com um valor na ordem dos 500 milhões de dólares americanos e espera elevar para três (3) mil milhões de dólares americanos quando for totalmente adoptado em toda a África.

Outro investimento está na testagem de um esquema de garantia de Trânsito Colaborativo Africano que facilitará um fluxo ininterrupto de mercadorias, através de várias fronteiras, com um único título de trânsito, operando em uma plataforma de compartilhamento de risco com emissores específicos de cada país.

Para esta iniciativa, estão a ser aplicados mil milhões de dólares americanos para o referido Esquema, que economizará para o continente mais de 300 milhões de dólares americanos em custos de trânsito, anualmente.

E com ele, as mercadorias poderão ou podem mover-se das cidades do Cabo para o Cairo sem problemas, economizando tempo e custos





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+