Lubango - Um milhão, 514 mil, 305 dólares norte-americanos foram gastos, em 2024, pela ONG Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), na implementação de oitos projectos sociais em sete municípios da Huíla e Namibe.
As acções beneficiaram, directamente, pessoas de 143 aldeias e 135 organizações comunitárias, num total de 17 mil e 417 beneficiários, nove mil 562 dos quais são mulheres dos municipios da Cacula, Caluquembe, Humpata, Gambos, Chibia e Lubango, na província da Huíla, assim como do municipio de Bibala, no Namibe.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP pela assistente de projectos da ADRA para as respectivas províncias, Anastácia Tchilete, realçando que os projectos vivem de doações e, ao longo do ano de 2024, a organização arrecadou um milhão 565 mil e 67 dólares americanos.
Detalhou que em termos de despesas realizadas, foram gastos um milhão 514 mil e 305 dólares, sendo que desse valor, um milhão 211 mil 444, mais de 80%, foram destinados às comunidades e o restante para suportar outros encargos.
O investimento, segundo a fonte, faz parte do projecto “Elavoco II”, financiado pela organização alemã Pão Para o Mundo (PPM), beneficiando os municípios da Cacula e Chibia.
Foi ainda desenvolvido o projecto “Ehole”, que termina no fim deste mês, voltado ao reforço da resiliência de produtores agro-pastorís e da organização social de criadores de gado, nos municípios da Chibia, Humpata e Gambos, financiado pela União Europeia.
Já o projecto Epomgoloko, em curso no município de Caluquembe (Huíla), é financiado pela PPM e tem como foco a saúde preventiva e a redução das desigualdades no género, informou.
Nos municípios rurais, com excepção do Lubango, existem outros três programas, onde a inclusão produtiva no meio rural e a promoção das energias renováveis têm o foco. BP/MS