Lubango - Dezoito produtores, em representação de 28 cooperativas agrícolas de cinco municípios da Huíla e um do Namibe, apoiados pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), participam da 31ª Edição da Expo-Huíla, com 7,5 toneladas de produtos.
Trata-se de produtores dos municípios de Caluquembe, Humpata, Chibia, Cacula, Humpata, Gambos, da Huíla e Bibala (Namibe), com objectivo de divulgar a sua produção, venda e estabelecer contactos com futuros clientes, na maior bolsa de negócios do Sul de Angola.
Em declarações à ANGOP, à margem da abertura da Expo-Huíla, a coordenadora do espaço de comercialização de produtos, da ADRA, na Huíla e Namibe, Elisa Lucamba, referiu que os apoios da organização se consubstanciou no arrendamento do espaço no certame e no transporte da produção exposta.
Salientou que das sete mil e 500 toneladas, consta milho, massambala e massango, feijão nas variedades de frade, catarino, canário e preto, assim como batata doce e batata, tomate, cebola, couve, repolho, quisaca, beterraba, amendoim, melancia, mamão, limão, fuba de milho e de massango.
Segundo a responsável, os produtores são Financiados pelos projectos “Pão Para o Mundo” (PPM) da União das Igrejas da Alemanha, União Europeia, ajuda das igrejas da Noruega, PNUD e o Fórum SID e a expectativa dos expositores é de arrecadar, com a venda, um milhão e 345 mil kwanzas.
Referiu que, diferente da edição passada, este ano há mais seis expositores e mais duas toneladas de produtos diversos.
Ao todo, a ADRA trabalha com mais de 60 cooperativas com 17 mil beneficiários. BP/MS