CMC defende criação de mercado de capitais robusto

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 20 Julho de 2024 | 01h24
Comissão do Mercado de Capitais
Comissão do Mercado de Capitais
DR

Talatona - A administradora Executiva da Comissão de Mercado de Capitais (CMC) Nádia Pinto defendeu, sexta-feira, em Luanda, a criação de um mercado de capitais robusto, atractivo, fiável, eficiente e com custos de acesso de capital reduzido.

A responsável, que falava na sessão do Programa Regional de Capacitação para Reguladores de Valores Mobiliários da África Austral, considerou necessário que haja vontade de desenvolver as melhores práticas rumo a construção de modelos de fiscalização e supervisão eficientes e eficazes, que promovam o desenvolvimento dos mercados, mas que protejam os investidores.

Relativamente aos debates, disse que os mesmos não teriam sido tão ricos se não tivéssem a participação activa dos participantes, quer por via da partilha de experiência ou práticas adoptadas nas vossas jurisdições como pelas questões colocadas.

Segundo administradora, o formato das sessões realizadas permitiu que se abordassem assuntos cruciais para o fortalecimento do mercado de capitais na região na região austral do continente africano.

Enalteceu o engajamento dos participantes que, ao longo de vários dias, demonstraram espírito e vontade de desenvolver as melhores práticas, para a construção de modelos de fiscalização e supervisão eficientes e eficazes, que promovam o desenvolvimento dos mercados.

Os tópicos de governança corporativa e a sua importância vão desafiar a regulação de fraudes contabilísticos, a divulgação financeira dentro e fora do mercado de capitais e derivados, enquanto reguladores fundamentais, segundo a responsável.

Adiantou que o desafio será notado igualmente na actuacão de cuidados doseados, de modo a garantir a protecção dos investidores do mercado e, ao mesmo tempo, impulsionar a inovação e a criatividade. 

Administradora referiu que os casos práticos e as discussões sobre os diversos aspectos do mercado de capitais foram marcantes e as sessões de entrevistas realizadas sobre as técnicas de Investimento foram um dos momentos mais altos da semana. 

O objectivo do evento foi dotar os reguladores e profissionais do sector de ferramentas e conhecimentos essenciais para assegurar a integridade, a resiliência e o crescimento sustentável dos mercados financeiros na África Austral. 

Participaram do evento países como Uganda, Nigéria, Etiópia, Cabo Verde e todos que integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que debateram temas ligados aos mercados de capitais, regulamentação de activos virtuais, governança corporativa e técnicas de entrevista e testemunho.VS/MAG





Notícias de Interesse

Identificado suspeito de tentar matar Trump

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 08h24

Trump reage a mais uma tentativa de assassínio

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 08h17

Tiros disparados perto de campo de golfe onde Trump jogava

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 07h56

Censo 2024: Angola volta a contar dez anos depois

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 03h26

+