Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Administração do Uíge prevê distribuir quatro mil lotes até 2025

     Economia              
  • Uige • Sexta, 13 Dezembro de 2024 | 17h07
Distribuidos lotes de terrenos para auto-construção dirigida no Uíge
Distribuidos lotes de terrenos para auto-construção dirigida no Uíge
Domingos Nicolau

Uíge - A Administração Municipal do Uíge prevê distribuir quatro mil lotes de terrenos infra-estruturados à juventude local, até ao ano de 2025, no quadro do Programa de auto-construção dirigida.

Durante o ano de 2024, os jovens locais beneficiaram de 600 lotes de terrenos infra-estruturados, localizados nos bairros Kilomosso e Catapa, informou hoje o administrador municipal adjunto para área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários, Filipe Rubem Armando.
 
O responsável, que falava à imprensa no seminário sobre “Ordenamento do território", explicou que essas zonas possuem áreas reservadas para investimentos públicos, privados, construção de serviços sociais, entre outros estabelecimentos essenciais.
 
Em relação aos bairros desordenados, o administrador adjunto disse ser necessário fazer um trabalho que envolve vários sectores, para redefinir os principais eixos de cada zona, catalogar as casas, entre outros trabalhos.
 
Para evitar tais situações, a administração tem levadoa cabo uma campanha de sensibilização, visando sensibilizar a população a se dirigir à administração, sempre que adquirir um terreno, para o devido procedimento legal.
 
Por outro lado, informou que, com a construção desordenada, fica difícil a colocação dos serviços sociais junto das comunidades, situação que causa atrasa no desenvolvimento das localidades.
 
Por sua vez, o administrador municipal do Uíge, José Raimundo Teca, disse que o seminário visa manter um diálogo com vários intervenientes sobre a gestão urbana daquilo que se pode construir para ordenamento do território dos municípios.
 
As comunidades, muitas vezes, desconhecem a importância do ordenamento do território para o desenvolvimento sustentável de um município, disse o administrador, acrescentando que a falta de conhecimento sobre essa questão tem resultado em infracções, construção irregulares e desorganização urbana.

Esses constrangimentos prejudicam o funcionamento dos serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos.
 
Por essa razão, considerou importante que a população se informasse sobre as questões do ordenamento do território, para evitar conflitos entre vizinhos, a quando a construção, bem como facilitar o trabalho do governo na colocação dos serviços sociais.
 
O seminário visou sensibilizar as principais lideranças e sociedade em geral sobre a importância do ordenamento territorial como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável do município. EPP/JAR





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+