Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Administração do Moxico gasta kz 220 milhões na recolha do lixo

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 19 Dezembro de 2024 | 13h17
Lixo na cidade do Luena
Lixo na cidade do Luena
Teotónio Chilambavo-ANGOP

Luena - Duzentos e 20 milhões de kwanzas é o valor que a Administração Municipal do Moxico gastou, durante o corrente ano, na gestão do lixo na cidade do Luena, soube, esta quarta-feira, a ANGOP.

De acordo com o Administrador Municipal do Moxico, Bernardo Tchissola, que falava à imprensa no quadro do programa de fortalecimento da comunicação institucional denominado o "Governo está Aqui", este valor é pago a quatro empresas que gerem o saneamento básico na urbe.

Considerou que o valor disponibilizado ainda é insuficiente para garantir a limpeza à cidade e nos bairros periféricos, tendo em conta o volume de lixo produzido diariamente pelos habitantes.

Para garantir um ambiente propício, informou que a Administração Municipal vai estender o projecto de recolha do lixo porta a porta denominado "Do Meu Lixo Cuido Eu", que actualmente implementado em apenas quatro bairros do casco urbano, com a comparticipação de dois mil kwanzas da população.  

 Entretanto, em vésperas da celebração da quadra festiva, os habitantes do Luena queixam-se dos amontoados do lixo que se registam nas artérias da cidade e periferia.  

Numa ronda efectuada, esta quinta-feira pela ANGOP, verificou-se a existência de lixos em algumas artérias da cidade e periferia do Luena, ofuscando o ambiente paisagístico da região, habitada por mais de 460 mil pessoas.

 A cidadão Malú André, de 32 anos, residente no bairro Social da Juventude, considerou preocupante o quadro do saneamento básico na circunscrição, afirmando que diariamente “nascem” novos focos de lixo, sem o devido plano de recolha da administração local.

Já o cidadão Nataniel Chimuanga, habitante do bairro Mandembwe, disse que por falta de contentores, o lixo na sua zona é depositado ao chão, prática que considera ser contra a protecção do meio ambiente.

Bênção Alfredo, do Sinai-Velho, é outra moradora que também defendeu a distribuição de mais contentores nos bairros periféricos. Para esta cidadã, a administração precisa intensificar as acções de recolha dos resíduos na periferia do Luena, principalmente nesta época chuvosa.

  O projecto de gestão de lixo denominado "Do Meu Lixo Cuido Eu", que recolhe os resíduos nas residências dos cidadãos, é implementado em apenas quatro bairros urbanizados, nomeadamente, Tchifuchi, Santa Rosa, Popular, Nzanji e Saydi Mingas. TC/YD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+