Lóvua - A administração municipal do Lóvua, 75 quilómetros da cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, gastou dois mil milhões, 445 milhões, 469 mil e 464 kwanzas, dos mais de 3 mil milhões previstos no Orçamento Geral do Estado 2024 para a circunscrição ,representando uma execução orçamental na ordem dos 86,18 por cento.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo administrador municipal do Lóvua , António Mussumari, sublinhando que os valores foram destinados à realização de despesas como pagamentos de salários, subsídios às autoridades tradicionais, reabilitação do Hospital Municipal, conclusão da escola de seis salas de aulas na regedoria do Saimbuanda.
Os valores também foram aplicados na conclusão e apetrechamento do complexo escolar "Domingos Moça" de 12 salas de aulas, aquisição de fármacos, de merenda escolar, insumos e instrumentos agrícolas, para o fomento da agricultura familiar e na melhoria do saneamento básico, entre outras acções.
Receitas próprias registam crescimento
Por outro lado, informou que de Janeiro a presente data, a administração municipal arrecadou 117 milhões, 421 mil, 574 kwanzas e 33 cêntimos, superando as receitas inicialmente previstas para este ano, que era de Kz um milhão.
No período homólogo de 2023, as receitas foram de dois milhões, 587 mil , 469 kwanzas.
Fez saber que o aumento das receitas é fruto do alargamento da base tributária e maior eficiência fiscal, acrescentando que a administração vai continuar a trabalhar a evolução na arrecadação de receitas próprias.
Actualmente, o município conta com 68 estabelecimentos comerciais, sendo seis cantinas, duas farmácias, três boutiques, quatro barracas, cinco janelas abertas e seis postos de abastecimento de combustível, uma moagem, duas serralheria e dois restaurantes que têm contribuído na arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
Lóvua , com 17 mil e 412 habitantes, foi elevado a categoria de município por força da Lei n° 5/15 de 6 de Maio, e dista a 75 quilómetros da cidade do Dundo.
O município é limitado por oito postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC).HD