AD Ports  explora terminal do Porto de Luanda por 20 anos

     Economia           
  • Luanda     Terça, 23 Abril De 2024    19h24  
Vista do Porto de Luanda
Vista do Porto de Luanda
Pedro Parente - ANGOP

Luanda - A companhia dos Emirados Árabes Unidos “ADP - Abu Dhabi Ports” vai explorar a gestão do terminal polivalente do Porto de Luanda, nos próximos 20 anos, como resultado de um acordo de concessão assinado esta terça-feira, na capital angolana.

Com a Abu Dhabi Ports foram signatários do acordo a Autoridade Portuária de Luanda, a Unicargas e a Multiparques.

O grupo árabe adquiriu 81% do capital da sociedade joint-venture que vai gerir o terminal, assim como a participação de 90 % dos direitos de modernizar as instalações da aérea operacional, com vista a alavancar o crescimento e a importância da actividade logística em Angola.

Para o efeito, a ADP - Abu Dhabi Ports tem disponíveis 251 milhões de dólares para aplicar nesse projecto de modernização, neste terminal que até agora é operado pela Unicargas, numa estreita cooperação com a Multiparques.

Nos termos do contrato de concessão, cabe a esta joint-venture modernizar as instalações multiusos e a sua transformação num terminal de contentores e Ro-Ro (processo de carregar e descarregar mercadorias diversas em cargueiros), abrangendo uma área de concessão estimada em 192 mil metros quadrados.

Concretamente, trata-se de uma parede de cais melhorada, guindastes adicionais de navio-terra, guindastes de pórtico, calado ampliado (9,5 a 16 metros), sistemas tecnológicos modernos, entre outros equipamentos de última geração.

Ainda no quadro dos acordos, prevê-se que a remodelação do terminal esteja concluída no terceiro trimestre de 2026.

Nesta fase estará aumentada a capacidade operacional, num volume de movimentação de contentores de 25.000 TEUs para 350.000 TEUs, e os volumes Ro-Ro para mais de 40 mil veículos.

Durante os três primeiros anos vai ser feita a sua remodelação, os contentores do terminal serão movimentados para um cais próximo, enquanto os volumes excedentes serão transferidos para as instalações da Multiparques, em Viana.

Na ocasião, o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, considerou o Porto de Luanda como um centro crítico para o comércio regional e para a vitalidade económica do país e dos seus vizinhos.

"Esta parceria estratégica com a AD Ports vai melhorar significativamente as capacidades logísticas e estimular o crescimento económico de toda a região central e ocidental do continente africano", disse.

Já o coordenador do Comité de Gestão da Unicargas, Joaquim da Piedade, que também assinou por Angola, disse ser a parceria uma oportunidade transformadora para alavancar conhecimentos e recursos globais.

De igual modo, para acelerar a modernização e expansão do Porto de Luanda e da sua infra-estrutura logística.

Por sua vez, o director-geral desse grupo árabe, MohamedJuma Al Shamisi, frisou que os protocolos assinados cumprem o Acordo-quadro rubricado, em 2023, entre a instituição que dirige e o Governo de Angola, na presença do ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, o Xeique Shakhbout bin Nahyan Al Nahyan.

Segundo o empresário árabe, o terminal multifuncional vai ser modernizado para atrair as operações das principais companhias marítimas globais e para oferecer os mais elevados níveis de eficiência e de qualidade do serviço.

“Será um benefício para as duas nações e todas as demais partes envolvidas, particularmente os clientes”, asseverou.

Para o director regional do grupo dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Eidha Tannaf AlMenhali, estes acordos apenas vêm materializar o início das operações.

“Angola é um parceiro muito importante para o nosso grupo”, afirmou.

Disse que AD Ports vai trabalhar com a gestão local, com a Unicargas e a Multiparques para alavancar o conhecimento e a capacidades de garantir uma transição suave e trazer novas oportunidades de crescimento e de desenvolvimento de negócios para Angola. OPF/VC





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