Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Acess Bank Angola desembolsa  Kz 6, 4 mil milhões  para apoio à economia

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 20h07
Mulheres em actividade no Centro de Emponderamento Feminino de Menongue
Mulheres em actividade no Centro de Emponderamento Feminino de Menongue
DR

Ndalatando -  O Acess Bank Angolam desenbolsou, desde Janeiro do ano em curso,  mais de 6,4 mil milhões de kwanzas, para financiamento a iniciativas de investimento privado em diversos sector da economia no país.

O Access Bank é um banco comercial que opera em Angola, tendo adoptado denominação Access Bank Angola, S.A. em Janeiro de 2024.

Anteriormente, denominava-se Finibanco Angola S.A. e fundado em 2007 como uma sociedade anónima organizada sobre as leis de Angola, com capitais privados angolanos e estrangeiros.

A informação foi prestada, hoje (quarta-feira) à ANGOP, em Ndalatando (Cuanza- Norte) pelo coordenador da região Norte do banco, Valdir do Rosário,  esclarecendo que o  montante consta de um pacote de 13,4 mil milhões de kwanzas disponibilizados pela instituição para o  financiamento de várias iniciativas de investimento neste ano.

O banco, informou, está actualmente representado nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, tem acções viradas ao financiamento de negócios nos sectores automóvel, comércio, imobiliário, agricultura, indústria, pesca e outros.

Disse que o Acess Bank está igualmente voltado ao financiamento de acções sociais e projectos ambientais, sobretudo, de limpeza e recolha de resíduos sólidos nas praias de Luanda.

Referiu ainda que, no quadro da iniciativa de expansão de negócios, o banco tem também parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), virada ao reforço da inclusão financeira das mulheres rurais, por via da abertura de contas simplificadas e acesso ao crédito de investimento.

Nesta senda, o banco fez deslocar uma equipa de técnicos ao Cuanza-Norte, nesta quarta-feira para uma acção formativa sobre a importância da abertura de uma conta bancária para inclusão financeira, dirigida a mulheres organizadas em associações e cooperativas de camponesas.

Após a abertura das contas bancárias, Valdir do Rosário disse que o Acess BanK vai esclarecer às beneficiárias sobre os critérios de acesso ao crédito bancário  e adesão a vários pacotes financeiros destinados à aquisição de insumos, equipamentos de trabalho e máquinas agrícolas.

A formação insere-se no workshop virado à inclusão financeira da mulher rural, decorrido de 14 a 16 deste mês, em Ndalatando, no quadro das comemorações do 15 de Outubro ( Dia Internacional da Mulher no Meio Rural).

Com abordagens de temas sobre  a formalização de cooperativas e oportunidades de acesso ao crédito agrícola, participaram no evento mais de 100 mulheres organizadas em cooperativas de camponeses  e individuais dos dez municípios da província. LJ/IMA/YD

    





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+