Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Acess Bank Angola desembolsa  Kz 6, 4 mil milhões  para apoio à economia

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 20h07
Mulheres em actividade no Centro de Emponderamento Feminino de Menongue
Mulheres em actividade no Centro de Emponderamento Feminino de Menongue
DR

Ndalatando -  O Acess Bank Angola desenbolsou, desde Janeiro do ano em curso,  mais de 6,4 mil milhões de kwanzas para financiar iniciativas de investimento privado em diversos sectores da economia no país.

O Access Bank é uma instituição bancária comercial que opera em Angola, tendo adoptado denominação Access Bank Angola, S.A. em Janeiro de 2024.

Anteriormente denominado Finibanco Angola S.A., foi fundado em 2007 como uma sociedade anónima organizada sobre as leis do país, com capitais privados angolanos e estrangeiros.

A informação foi prestada hoje (quarta-feira) à ANGOP, em Ndalatando, província do Cuanza- Norte, pelo coordenador da região Norte do banco, Valdir do Rosário, esclarecendo que o montante consta de um pacote de 13,4 mil milhões de kwanzas disponibilizados pela instituição para o  financiamento de várias iniciativas de investimento este ano.

O banco, informou, está actualmente representado nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, e tem acções viradas ao financiamento de negócios nos sectores automóvel, comércio, imobiliário, agricultura, indústria, pesca e outros.

Disse que o Acess Bank está igualmente voltado ao financiamento de acções sociais e projectos ambientais, sobretudo, de limpeza e recolha de resíduos sólidos nas praias de Luanda.

Referiu ainda que, no quadro da iniciativa de expansão de negócios, o banco tem também parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), para o reforço da inclusão financeira das mulheres rurais, por via da abertura de contas simplificadas e acesso ao crédito de investimento.

Nesta senda, o banco enviou uma equipa de técnicos ao Cuanza-Norte, esta quarta-feira, para uma acção formativa sobre a importância da abertura de uma conta bancária para inclusão financeira, dirigida a mulheres organizadas em associações e cooperativas de camponesas.

Após a abertura das contas bancárias, Valdir do Rosário disse que o Acess BanK vai esclarecer às beneficiárias os critérios de acesso ao crédito bancário e adesão a vários pacotes financeiros destinados à aquisição de insumos, equipamentos de trabalho e máquinas agrícolas.

A formação insere-se no workshop sobre a inclusão financeira da mulher rural, decorrido de 14 a 16 deste mês, em Ndalatando, no quadro das comemorações do 15 de Outubro, Dia Internacional da Mulher no Meio Rural,.

Com abordagens de temas sobre  a formalização de cooperativas e oportunidades de acesso ao crédito agrícola, participaram no evento mais de 100 mulheres organizadas em cooperativas de camponeses e individuais dos 10 municípios da província. LJ/IMA/YD

 





Notícias de Interesse

Zaire denuncia exercício ilegal de actividade religiosa

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h54

FRESMART inaugura loja no Bairro do Maculusso   

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h43

Angola acolhe "Cores da Paz"

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+