Luena – O docente universitário de mercados e investimentos financeiros internacionais Dinis Mussango considerou, esta quarta-feira, na província do Moxico, que a vinda do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, ao país, realça o crescente papel de Angola no cenário geopolítico internacional.
De acordo com o académico que falava à ANGOP, a propósito da visita do estadista norte-americano ao país, este momento marca, igualmente, um ponto saliente nas relações entre os dois países, bem como se traduz num reconhecimento da estabilidade política e económica de Angola.
Conforme com este docente, o acontecimento é também uma manifestação do interesse global em recursos e infra-estrutura estratégicas da África Austral, com destaque para o Corredor do Lobito “ que está no centro das atenções dada a sua importância geoestratégia”.
Acrescentou que o Corredor do Lobito, que será tema de uma Cimeira Multilateral que junta o Joe Biden com os homólogos de Angola, João Lourenço, República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, Zâmbia, Hakainde Hichilema, e Tanzânia, Samia Suluhu, é das mais “assinaláveis” iniciativas de infra-estruturas em Angola.
Esta infra-estrutura, disse, permite conectividade entre o porto de Lobito, e às vastas reservas minerais da República Democrática do Congo e da Zâmbia, tendo defendido a construção da estrada ao longa da linha férrea e plataformas logísticas e centros de produção e distribuição, com vista a ser tornar a actividade económica mais dinámica.
A dinamização do Corredor do Lobito, acrescentou, facilitará a exportação de minerais, assim como melhorar a competitividade dos países, elevando os níveis de comércio intra-fricano.
Para a província do Moxico, o também economista disse que tornará esta região em um “hub logístico” e comercial regional, atraindo investimentos estrangeiros e fomentando o desenvolvimento de cadeias de valores locais, atendendo a proximidade desta região com a RDC e a Zâmbia.
“É um momento de grandes oportunidades e também de responsabilidade para Angola, que deve aproveitar este impulso para consolidar sua posição como um actor-chave no desenvolvimento regional”, acrescentou.
A Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito vai decorrer esta quarta-feira na província de Benguela.
Os cinco líderes vão reunir-se nas instalações da maior unidade fabril do país, com os olhos postos na aceleração da atracção dos investimentos necessários para o Corredor do Lobito, que poderá interligar os oceanos Atlântico e Índico.
Joe Biden vai tomar conhecimento da fábrica do Grupo Carrinho, bem como visitar o Porto do Lobito, uma importante infra-estrutura do Corredor do Lobito. TC/YD