Abertura de contas bancárias marca campanha do BNA no Zaire

     Economia              
  • Zaire • Quarta, 30 Março de 2022 | 17h14
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Soyo – A promoção de uma feira de abertura de contas bancárias marcou, esta quarta-feira, o relançamento da campanha de educação e inclusão financeira no município do Soyo, província do Zaire.

Promovido pelo Banco Nacional de Angola (BNA), o certame decorreu no mercado informal “Paulo Gomes”, na periferia da cidade do Soyo, durante o qual funcionários bancários destacaram a importância de domiciliar os dinheiros em bancos.
 
Prevenir riscos de assaltos e usufruir dos serviços e produtos proporcionados pelos bancos comerciais foram alguns dos aspectos destacados na mensagem dos funcionários bancários transmitida aos agentes do comércio informal.
 
Em declarações à imprensa, a chefe de divisão de estudos e supervisão da Delegação Regional Norte do BNA, Cleusa António, disse ser propósito da instituição elevar a literacia financeira dos cidadãos.
 
Na sua opinião, os índices de cultura financeira dos utentes têm impacto directo na sua inclusão financeira e no aproveitamento das vantagens que o sector financeiro oferece para se empreender e gerar bens e serviços, como também riqueza.
 
De acordo com a funcionária bancária, Carla Antunes,  durante a feira foram abertas mais de 100 contas de tipo “banquita e simplificada”.
 
No final, sublinhou, os diferentes bancos comerciais participantes entregaram   cartões de débito,  assim como Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA) a comerciantes.
 
Como requisitos exigidos aos beneficiários constam o depósito de valores que rondam entre 100 e cinco mil Kwanzas, a apresentação de documentos pessoais (fotocópia e original do Bilhete de Identidade (BI), incluindo uma fotografia tipo passe e o número de identificação fiscal (NIF).
 
Enquanto isso, os responsáveis do Banco Nacional de Angola reconheceram haver ainda muito trabalho a fazer para desencorajar os cidadãos a guardarem os dinheiros em suas casas.
 
Palestras em escolas que abordaram temáticas sobre a gestão de finanças pessoais, importância da educação financeira e de conta bancária, o regime de conta simplificada, relevância da educação financeira para o empreendedorismo marcaram ainda a campanha.
 
Actividade idêntica foi já realizada em Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, no decurso deste mês. Acto similar será extensivo aos restantes quatro municípios (Nzeto, Cuimba, Nóqui e Tomboco).
 
 
 
 

 



Tags


Notícias de Interesse

Apuramento “inédito” marca semana desportiva

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 19h25

Assembleia Geral da ONU aprova Pacto para o Futuro

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h47

Ciclistas angolanos pedalam em prol do ambiente

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+