Aberto programa de apoio socioeconómico à jovens do Leste

     Economia           
  • Lunda Sul     Segunda, 18 Janeiro De 2021    19h55  

Saurimo – Cerca de três mil e 400 cidadãos do leste do país (Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico) vão beneficiar dos programas de apoio socioeconómico denominados “Catoca Académico”, “Catoca Aluno”, “Crédito à Mulher Rural” e “Jovem Empreendedor” aberto hoje, segunda-feira, em Saurimo, pelo coordenador da Fundação brilhante, Bruno dos Santos.

A iniciativa, que visa melhorar a qualidade de vida da população e apoiar os jovens no campo académico e empreendedorismo, será implementada pela Fundação Brilhante, Catoca, Governo da Lunda Sul e o Banco Sol e prevê beneficiar jovens empreendedores, estudantes, crianças e mulheres rurais.

Na ocasião, Bruno dos Santos, disse que o programa contribuirá no melhoramento da vida das famílias, bem como ajudar jovens com alguma dificuldade no campo da formação académica de nível superior, beneficiando de bolsas externas e internas, suportadas pela fundação e seus parceiros.

Sublinhou que foi distribuído para bolsas de estudos à licenciatura interna 180 estudantes, para externa (40) e igual número para pôs graduação.

Bruno dos Santos afirmou que caberá a cada estudante para licenciatura interna um valor mensal de Akz 64.800.00 e externa 384.000.00 dólares norte americanos e pôs graduação 576.000 usd, respectivamente.

O programa “Aluno  Catoca” vai beneficiar 1.500 alunos  de várias escolas, conta com um montante estimado a 180 milhões de Kwanzas, que serão aplicados ao beneficiário mediante as necessidades.

Enquanto o programa de apoio a mulher rural tem disponível um valor anual de Akz 57.600.000.00, que será distribuído equitativamente aos beneficiários.

Para o programa “Jovem empreendedor” que tem como objectivos apoiar iniciativas geradora  de renda, tornando possível a materialização  dos  projectos e consequentemente, a geração  de emprego , terá como público-alvo pessoas com idades entre 18 a 45 ano de idade, dispondo um total  de 270.000,00 dólares e prevê a distribuição  de um financiamento proponente no valor de 4.500,00 dólares por pessoa, com uma taxa de juros de 3% e prazo para reembolso de um ano.   

Por seu turno, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género na Lunda sul, Maria Martins, apelou aos jovens a aderirem a oportunidade disponibilizada no campo académico e no empreendedorismo, para a melhoria das suas condições de vida.

O acto foi testemunhado por membros do governo a Lunda Sul, distintos responsáveis da Catoca e da Fundação Brilhante.





+