Lubango acolhe oficina de educação financeira e do dinheiro

     Economia           
  • Huíla     Segunda, 27 Março De 2023    17h19  
Crianças participam de Oficina de literacia financeira
Crianças participam de Oficina de literacia financeira
José Filipe -ANGOP

Lubango – Cento e cinquenta crianças e adolescentes provenientes de distintas escolas públicas e privadas participam desde hoje, segunda-feira a 01 de Abril, no Lubango, província da Huíla, de uma oficina sobre educação financeira e do dinheiro.

Trata-se de uma iniciativa da delegação regional do Banco Nacional de Angola (BNA), enquadrada Global Money Week (na Semana Mundial do Dinheiro), de iniciativa da organização holandesa “Child and Youth Finance Internacional”, no âmbito do seu programa de educação financeira.

A oficina visa capacitar as gerações mais novas a administrar as suas finanças de forma consciente, assim como ajudar que crianças e jovens a compartilharem seus conhecimentos com a família e comunidade.

Ao longo de três edições, a campanha já atingiu mais de 53 milhões de crianças e adolescentes em 176 países do mundo.

Falando na abertura do evento, o delegado regional do BNA, Sandro Santos, sublinhou que é uma a actividade anual de conscientização sobre a importância de garantir que os jovens estejam financeira e gradualmente conscientes de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas.

Afirmou que a matéria de educação financeira e do dinheiro permitirá às crianças e aos adolescentes começarem a pensar como plantar o seu futuro, com poupança.

“Consideramos a oficina ora aberta uma porta aberta de educação financeira para todos alunos, cujo acesso a este espaço é grátis, pois ajuda decisivamente em matéria de literacia financeira”, disse.

Na ocasião, a vice-governadora da Huíla para o sector político, social e económico, Maria João Chipalavela, afirmou que as crianças têm agora a preocupação com a planificação de poupanças e gastar o dinheiro de acordo as necessidades de cada um, sem extrapolar.

Segundo a responsável, as crianças devem, nas escolas, aprender assuntos relacionados ao empreendedorismo e finanças, pelo que saudou a iniciativa do BNA em continuar a ensinar as crianças e jovens sobre como planificar o dinheiro e como preparar o futuro já que a vida do homem anda a volta do capital. JT/MS





+