Luanda - A 39.ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2024) foi aberta esta terça-feira, na Zona Económica Especial (ZEE), em cerimónia orientada pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
No discurso de abertura, a governante destacou a contribuição dos diferentes sectores e actores na diversificação da economia nacional, tendo reafirmado a convicção do Executivo de que a forte aposta na diversificação é o único caminho seguro para o crescimento económico- social inclusivo.
Frisou o papel das áreas da indústria, comércio, agricultura e recursos minerais no crescimento económico e avanço tecnológico, bem como na criação de oportunidades de negócios em Angola.
Segundo a ministra, a FILDA 2024 evidencia o compromisso do Governo angolano no que concerne a criação de um ambiente de negócios favorável para o crescimento empresarial, por meio de políticas económicas sólidas, medidas de facilitação do comércio e promoção de uma cultura de empreendedorismo e inovação.
Considerou o lema do certame bastante sugestivo e de extrema importância para o país, visto que a sustentabilidade do sistema alimentar e a necessidade de fortalecer os laços internacionais se apresentam como pilares fundamentais para o desenvolvimento económico.
A FILDA 2024 decorre até ao próximo domingo (23), sob o lema "Segurança alimentar e parceria internacional: O binómio da diversificação económica", numa organização conjunta Ministério da Indústria e Comércio e o grupo Eventos Arena.
O fórum propicia o desenvolvimento de negócios e parcerias comerciais entre agentes económicos nacionais e internacionais, devendo promover o debate virado ao incentivo e fomento da produção nacional.
De acordo com Ana Maria Bragança, o certame tem programada a abordagem de temas actuais que permitirão agregar valo à dinâmica de percepção da realidade, desafios e oportunidades da angro-indústria, as cadeias de logística e certificação, instrumentos financeiros de apoio ao investimento, turismo e a promoção da cultura de qualidade para o fomento e a internacionalização da produção nacional. VC