Saurimo – Os participantes à 2ª Conferência Internacional dos Diamantes de Angola recomendaram esta quinta-feira a adopção da Mineração 4.0, para a otimização de fluxos de trabalho, redução de tempos de inactividade e melhoria na produtividade geral das operações de mineiros.
A Mineração 4.0 é uma evolução da indústria de mineira, que engloba a integração de tecnologias como automação avançada, análise de dados, inteligência artificial , melhoria da segurança e redução do impacto ambiental.
Os participantes recomendaram igualmente, maior transparência na certificação e rastreabilidade dos mineiros e facilidades no acesso a financiamentos e seguros para empresas do sector.
De acordo com o comunicado final do certame, os participantes recomendaram ainda a necessidade de se intensificar iniciativas de responsabilidade social corporativas, por parte das empresas mineiras e o reforço da cooperação entre os agentes económicos da indústria extrativa.
Foi também recomendado maior investimento na expansão da cadeia de valores de diamantes, com vista a uma maior rentabilidade.
Ao discursar no encerramento, o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Victor, sublinhou que o evento cumpriu com os seus objectivos e o sector sai mais reforçado com as experiências partilhadas.
Reiterou que a conferência serviu para fomentar parcerias entre os sectores públicos e privados, discutir práticas de responsabilidade social e sustentabilidade, apresentar inovações tecnológicas na exploração e comercialização de diamantes.
Afirmou que o encontro consolidou-se como uma plataforma vital para discutir o desenvolvimento sustentável do sector diamantífero em Angola.
Durante dois dias, foram abordados temas como o processo Kimberley, sistema de certificação, investigação geológica mineira, exploração de diamantes em Angola, lapidação, inovação tecnológica, logística na indústria e no sector semi-industrial.
O evento teve um carácter científico, através da realização de palestras que serão dirigidas por investigadores e técnicos de grandes empresas mundiais desse sector.
A 2ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola surgiu três anos depois de se ter realizado o primeiro evento do género, em Outubro de 2021, no mesmo local. JW/HD