Luanda - Os cidadãos angolanos, com realce para os jovens interessados em transformar as suas ideias em negócios, podem submeter os seus projectos à plataforma denominada "1000 Projectos de Negócios" - um programa com foco no apoio aos empreendedores.
A plataforma de âmbito nacional mostra, a título gratuito, os passos adequados que podem ser seguidos para a materialização de ideias empreendedoras, com destaque para assessoria no ramo empresarial ou de negócios.
Inicialmente, esse exercício é feito através da "Aceleração Empresarial ou Sala de Inspiração”, um espaço de interacção onde alguns empresários de sucesso partilham as suas experiências com as pessoas que têm boas intenções empresariais, mas não conseguem colocar em prática.
Essa interacção é feita às terças-feiras, no Palácio de Ferro (Luanda), a partir das 16h00, uma acção que começou no dia 25 de Julho e termina a 29 de Setembro de 2023, prevendo-se cerca de 20 sessões de inspiração e partilha de conhecimentos, segundo a coordenadora do 1000 Projectos de Negócios, Julssara Rainha.
Até ao momento, na Sala de Inspiração já foram realizadas três sessões interactivas, ministradas/animadas pela empresária do sector agrícola Paula Bartolomeu, investidora Naheke Gabriel e o empresário Mauro Sérgio, respectivamente, que partilharam as suas experiências com uma plateia diversificada e concorrida.
De acordo com a fonte, para esta terça-feira (dia 15), a Sala irá receber o produtor Jorge Cohen, que vai inspirar jovens a lutarem pela concretização dos seus sonhos.
Em declarações à ANGOP, a responsável disse que a interacção com essas individualidades permite inspirar as pessoas a participarem activamente no mundo dos negócios, por meio de histórias inspiradoras contadas por empresários experientes no mercado nacional.
Fruto disso, exemplificou, até ao momento, a plataforma já recebeu mais de 160 projectos/ideias, que estão a receber o acompanhamento das equipas técnicas.
Destacou que a assessoria do Projecto abrange nove sectores de interesses, designadamente o agronegócio, aquicultura, hotelaria e turismo, engenharia, desporto, marketing e comunicação, tecnologia de informação, moda e eventos.
Após a fase de recepção das ideias inovadoras, que está a ser acomapnhada com a partilha de experiências na Sala de Inspiração, em Outubro próximo segue-se a "Incubação de Projectos" que estão a ser submetidos. Nesta etapa, os participantes têm a oportunidade de aprimorar as suas ideias e desenvolver os seus produtos ou serviços.
Para além disso, a fonte adianta que os concorrentes recebem orientações de mentores em áreas como Finanças, Marketing, Vendas e Recursos Humanos. A Incubação oferece, igualmente, ferramentas necessárias para os participantes trabalharem num ambiente colaborativo, onde podem trocar ideias e conhecimentos com outras empresas em fase de desenvolvimento.
A última fase do 1000 Projectos de Negócios será destacada com uma "Exposição Final", a ser feita no Startup Challenge, um evento onde os finalistas apresentarão os seus projectos e explicarão os modelos de negócios.
O certame, previsto para os dias 17 e 18 de Novembro de 2023, também servirá para os concorrentes mostrarem o que desenvolveram durante a jornada e convencer o painel de júris, investidores, parceiros e outros profissionais do sector de que as suas ideias são viáveis e têm potencial para crescer.
No Startup Challenge, que irá coincidir com a semana Mundial do Empreendedorismo, os melhores projectos são premiados e financiados, através de um concurso.
Por isso, a coordenadora Julssara Rainha assegurou que o Programa também desempenha o papel de intermediário entre quem tem a ideia/projecto rentável e financiadores que queiram rentabilizar o seu capital financeiro.
Com isso, prosseguiu, espera-se uma “explosão empresarial” em Angola, prevendo-se o alcance de mais de mil projectos empreendedores, que contribuirão para o crescimento económico nacional.
Referiu que, para além de apoiar a transformação de ideias inovadoras, o 1000 Projectos de Negócios também vela pela assessoria de projectos já concebidos, com vista a assegurar a sua sustentabilidade no mercado.
De acordo com Julssara Rainha, o principal objectivo da plataforma é ser uma ferramenta aceleradora empresarial que incentive a competitividade, sustentabilidade e desenvolvimento de talentos para as empresas.
Para fazer parte do 1000 Projectos de Negócios, os interessados podem aceder ao Website www.milprojectos.ao, para além das redes sociais Whatsapp +244 923 507 632, Facebook 1000 Projectos de Negócios, Instagram 1000_projectos_de_negocios e LinkedIn 1000 Projectos de Negócios.
Lançado pela "Hedging Consult, Lda", em Julho último, o Projecto enquadra-se na responsabilidade social desta iniciativa colaborativa, que congrega pessoas interessadas em fazer negócios. A plataforma congrega empresas, técnicos profissionais, universitários e voluntários. QCB/PPA