Luanda - O zonal VI qualificativo ao Afrobasket´2025 em sénior feminino, a disputar-se nos dias três e quatro de Fevereiro, no Pavilhão da Cidadela, em Luanda, será marcado por desistências injustificadas.
Na véspera do início da prova, apenas Moçambique confirmou a presença, enquanto a África do Sul, o Zimbabwe, a Namíbia, o Eswatini, a Zâmbia e o Botswana desistiram sem justificação.
Em declarações esta quinta-feira à imprensa, o director de competições da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, afirmou não ter recebido nenhuma comunicação dos respectivos ausentes e que também não se inscreveram na plataforma da FIBA África.
Referiu que o órgão reitor da modalidade no continente emitiu documentos necessários para que todas as selecções pudessem realizar as respectivas inscrições e participarem na 1.ª janela de Luanda.
“O comportamento adoptado por estes países não tem a ver com questões económicas, penso que sejam sociais”, admitiu.
Em função deste facto, a fonte explicou que a duração do evento, inicialmente marcado para de dois a dez do mesmo mês, foi encurtado para de três a quatro, mantendo-se, no entanto, o Pavilhão da Cidadela como palco dos jogos a partir das 18 horas.
Na sequência das ausências, apenas Angola e Moçambique disputarão a prova de qualificação ao Afrobasket, a disputar-se este ano, na Côte d`Ivoire.
A chegada das moçambicanas à cidade capital do país acontece domingo (02).
Quanto à logística, o dirigente garantiu que as condições estão todas criadas para o conjunto angolano, sendo que as duas selecções irão hospedar-se no “Hotel Zombo”, próximo ao Complexo da Cidadela.
Tony Sofrimento informou que se deu início, esta quinta-feira, obras de restauro nalgumas zonas do pavilhão palco do torneio, citando como exemplo, entre outros, a remoção do tapete, a verificação dos camarotes, a cronometragem, melhoria da sala de conferência de imprensa e balneários.
Disse que o objectivo da organização é que o pavilhão conheça boa presença do público, sendo que para atingir tal desiderato as entradas serão livres. IN/MC