Cairo (Do enviado especial) - O Zamalek do Egipto e o Cobra Sport Club do Sudão do Sul abrem, às 18 horas deste sábado, a Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês), fase denominada Conferência Nilo, em jogo a disputar-se no pavilhão Hassan Mustafa Sport Halls.
O anfitrião, a evoluir diante do seu público, assume o favoritismo do desafio, numa corrida em que a aposta será, obviamente, a revalidação do título, após o feito em 2021, no Rwanda, na I edição da prova com a designação de BAL.
Na competição, Grupo B, desfilarão ainda o Petro de Luanda (Angola), terceiro classificado em 2021, BC Espoir Fukash (RDC), Cape Town Tigers (África do Sul) e Forces Armées Police - FAP (Camarões).
Os seis contendores da série vão disputar os quatro primeiros lugares, em sistema de todos contra todos a uma volta, até ao próximo dia 19, e garantir a vaga para os "play-offs” da final, a disputar-se de 21 a 28 de Maio, em Kigali, Rwanda.
Nos quartos, recorde-se, já pontificam o Rwanda Energy Group, AS Salé do Marrocos, SLAC da Guiné e US Monastir da Tunísia, provenientes da Conferência Saara - Grupo A), disputada em Março último, na cidade de Dakar, capital do Senegal.
O representante angolano evolui apenas no segundo dia da competição, domingo dia 10 (no primeiro só terá o jogo do anfitrião), diante do Cape Town Tigers (África do Sul).
Este evento africano de clubes, que desde 2021 adoptou a designação BAL, é organizada pela National Basketball Association (NBA) e a International Basketball Federation (FIBA).