Luanda - O base egípcio Seif El Handawi, da Academia da NBA África, representará o Petro de Luanda na preliminar da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês) que arranca esta quarta-feira, na cidade do Cairo.
De 17 anos de idade e 1, 97 metros, Seif junta-se ao conjunto angolano no quadro do regulamento da prova, que estipula a integração de um jogador de formação da academia em cada equipa concorrente, com o objectivo de evoluir e ser alvo de exposição.
O novo integrante junta-se a um grupo capitaneado por Carlos Morais, onde figuram ainda Childe Dundão, Gerson Domingos, Jone Pedro, Souleyman Diabate, Glofate Buiamba, Aboubakar Gakou, Gerson Gonçalves, Pedro Bastos, Ater Majok, Damian Hollis e Hanadj Chimi.
Em 2022, a luz do regulamento, o campeão angolano contou com o concurso do extremo da República Centro Africana, Thierry Da Law.
Os “tricolores“, já no palco da competição desde sábado último, começam a competir apenas quinta-feira frente ao City do Uganda, a partir das 18h30.
O Petro de Luanda, campeão nacional, estreou-se na prova em 2021, tendo se classificado na terceira posição.
Em 2022, na segunda presença, obteve a medalha de prata com derrota na final diante do Monastir da Tunísia, por 72-83.
No entanto, o evento inicia-se nesta quarta-feira com o duelo entre os anfitriões do Al Haly e Ferroviário da Beira, de Moçambique.
Das seis equipas participantes nessa conferência Nilo, a decorrer em sistema de todos contra todos a uma volta, apenas apuram-se para a fase final, a ser disputada de 21 a 27 de Maio, no Rwanda, as quatro primeiras classificadas, que se juntarão as outras quatro da conferência Saara. WR/MC