Luanda – Onze angolanos vão disputar de 5 a 15 de Novembro, na Figueira da Foz, em Portugal, a XVIIª edição do Festival Internacional de xadrez, tendo em vista a participação nos jogos Panafricanos de 2024, no Ghana.
A competição, que contará com a presença de 123 atletas de várias nacionalidades, em ambos os sexos, entre Grandes Mestres (GM), será disputada em nove jornadas no sistema suíço de 90 minutos.
De acordo com o secretário-geral da Federação angolana da modalidade, Miguel Frade, a caravana será chefiada pelo presidente da FAX, Tito Martins.
Integram também a delegação, o vice-presidente, António Assis e os ‘’tabuleiros’’, Erikson Soares e Esperança Caxita (Mestres Internacionais), Domingos Paulino e Ednásia Júnior (Mestres FIDE), Jaime Sonhy e José do Rosário, para além de Jemima Paulo e Valquíria Rocha.
O ranking da prova ‘’top 10’’ será constituído pelos Grande Mestres (GM), Karen Grigoryan (Arménia), Eltaj Safarli (Azebarjão), Carlos Cabrera (Cuba), Diptayan Ghosh, Babu Lalit e Vuppala Prraneeth (Índia), Brandon Jacobson (EUA), Yuri Solodovnichenko e Vitaliy Bernadskiy (Ucrânia) e Igor Janik (Polónia).
BSV/FN