Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Xadrezista do Glorioso FC vence torneio Senhora do Monte

     Desporto              
  • Huíla • Segunda, 12 Agosto de 2024 | 09h23
Vencedor do Torneio de xadrez (ao centro)
Vencedor do Torneio de xadrez (ao centro)
Belarmina Paulino - ANGOP

Lubango - O xadrezista Honorato Pungo, do Glorioso FC da Huíla, venceu, neste domingo, na cidade do Lubango, o Torneio da modalidade das Festas de Nossa Senhora do Monte, com 6,5 pontos, uma organização da Associação Provincial de Xadrez.

A prova foi disputada em sete jornadas, contou com a participação de 46 atletas das províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Luanda e Bié, um torneio Open,  no modelo suíço, onde as meninas foram obrigadas a jogar  com  rapazes em partidas clássicas.

Das sete jornadas, o também actual campeão Honorato Pungo, obteve seis vitórias e um empate. Nas posições imediatas ficaram o atleta do Núcleo Giga de Luanda, candidato a mestre José Borges, com  seis pontos e o seu colega de equipa, Adilson João, com 5,5 pontos.

Em declarações à ANGOP, Honorato Pungo, admitiu ter sido um torneio competitivo e equilibrado, pois estiveram presentes jogadores de várias províncias, alguns com elo acima dos mil 900, o que  elevou o nível do desafio.

“O torneio para mim foi muito difícil, porque  tinha  jogadores teoricamente mais fortes, por conta da   pontuação de elo internacional que ostentam, mas fruto da minha preparação, consegui vencer. É uma  vitória é muito importante para Huíla, o que demonstra que estamos a crescer e vamos tudo fazer para manter a marca e com melhores classificações”, enfatizou.

Associação projecta internacionalizar o torneio

Por sua o presidente  da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, Brachegues Chaves, considerou positivo o  balanço, conseguiram premiar todos e esperam  que no próximo ano continuar com essa dinâmica, a  ideia da Associação internacionalizar o torneio, trazendo jogadores de outras partes do mundo, começando com os dos países da  região austral.

Salientou que neste torneio, tiveram uma edição especial, onde  o candidato a mestre jogou as cegas  de forma simultânea com seis jogadores da Huíla, de classe de formação, obtendo três vitórias, duas derrotas  e um empate, “engrandecendo a competição”.

A Associação controla na província mais de cem xadrezistas em vários  escalões. BP/MS





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+